Criada em 01/11/2022 às 08h25 | Agronegócio

Tocantins registra importação de mais de 30 mil toneladas de trigo, mas cereal não é processado no Estado

Os dados foram apurados pelo Norte Agropecuário no Comex Stat, sistema oficial do governo federal para transações comerciais internacionais. Como o Estado não tem moinho, há a suspeita que a compra tenha sido de uma empresa de fora, favorecida por um Tare.

Imagem
Tocantins registra importação de mais de 30 mil toneladas de trigo, mas cereal não é processado no Estado. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

Mesmo sem moinhos, o Tocantins registrou a importação de 30 mil toneladas de trigo compradas por US$ 11,6 milhões (R$ 59 milhões) de janeiro a setembro de 2022.

Os dados foram apurados pelo Norte Agropecuário no Comex Stat, sistema oficial do governo federal para transações comerciais internacionais.

Contudo, a importação pode não ser uma boa notícia. O Norte Agropecuário ouviu o diretor do Pão da Hora, maior empresa do setor do Estado e uma das maiores do Norte do Brasil, e ele garantiu que não faz importações de trigo há cinco anos.

Como o Estado não tem moinho, há a suspeita que a compra tenha sido de uma empresa de fora, favorecida por um Tare (Termo de Acordo de Regime Especial). Assim, conforme o ex-secretário da Fazenda e economista Paulo Antenor, o trigo não é processado no Estado e, possivelmente, sequer chega ao território tocantinense.

“Tem que se verificar que empresa importadora é essa, se tem benefício fiscal, ou seja, se custa para o povo tocantinense, e ainda ter uma fiscalização para ver se existe de fato ou se está ocorrendo só troca de papéis. Há um caso a ser analisado pelo Fisco Tocantinense”, ressaltou.

O Norte Agropecuário entrou em contato com o governo do Estado, mas ainda não teve resposta. Tão logo as explicações cheguem, serão devidamente informadas.

Clique aqui e ouça a reportagem completa

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário