Criada em 09/05/2017 às 15h17 | Agronegócio

Super adubo desenvolvido pela Seder será lançado na Agrotins 2017

Entre as tecnologias que serão apresentadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o adubo super mix orgânico possui alto valor comercial e foi desenvolvido pelo titular da pasta, Roberto Sahium.

Imagem
Adubo orignário de decomposição de galhadas recebe fungo especial. (Foto Aline Batista / Secom Palmas)

Márcio Greick
DE PALMAS

Um adubo orgânico originário da decomposição de galhadas, com a utilização de fungos, será lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins (Agrotins 2017) que acontece de 09 a 13 de maio. Durante a Feira, a Seder apresentará também as seis tecnologias para economizar água na agricultura e uma sala de aula de solo, em chão de roça.

Outra novidade que será mostrada é a irrigação de baixo consumo através do acionador automático de irrigação de baixo custo. Será feita uma demonstração da eficácia de um pulverizador costal eletrostático, que apresenta uma economia de 30% de energia, e uma eficácia de 70% em sua utilização.

ADUBO

Destaque das tecnologias apresentadas pelo órgão durante a Agrotins 2017, o adubo super mix orgânico possui alto valor comercial e foi desenvolvido pelo responsável técnico, o engenheiro agrônomo e titular da Seder, Roberto Sahium. O adubo orgânico será produzido a partir da farinha de osso produzida pelos frigoríficos, a cinza de cerâmica, e a degradação das galhadas, agregando um alto teor de nitrato, fósforo e potássio, com a utilização de fungos.

Todo o segredo do processo de compostagem para a fabricação do adubo requer a utilização de fungos, fabricados pelo próprio secretário da pasta.

O fungo produzido fica guardado em uma leira-isca durante 60 dias.  Após a inoculação nos detritos de galhadas, farinha de osso e cinza de cerâmica, começa o processo de decomposição, onde o fungo age na celulosa em ligninas, durante o processo enzimático, onde as enzimas degradam a ligninas e a celulose, liberando os minerais (nitrogênio, fosfato, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre, etc).

De acordo com o responsável técnico, o processo de maturação leva menor tempo que os demais fungos, que normalmente são de 180 dias. “Sessenta dias é o tempo para inocular os fungos selecionados na natureza. Os fungos são dóceis, trabalhadores e sensíveis”, disse.

A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado e em sua décima sétima edição terá o tema “Água, Sustentabilidade da Vida”. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário