Criada em 21/07/2022 às 08h34 | Gado

SRB ingressa no grupo de trabalho de controle da Febre Aftosa no Mercosul

Entidade ingressou no grupo de trabalho de controle da febre aftosa do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP). Desde 2006 sem nenhum registro da doença, o Brasil caminha para conquistar até 2026 o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

Imagem
SRB ingressa no grupo de trabalho de controle da Febre Aftosa no Mercosul. (Foto: Divulgação)

A Sociedade Rural Brasileira ingressou no grupo de trabalho de controle da febre aftosa do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), que começa a partir deste mês a executar um cronograma de ações que visa fortalecer a defesa sanitária dos países do Mercosul. Participam desta iniciativa representantes do governo e da iniciativa privada da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Neste cronograma de trabalho está previsto não só a continuidade das ações do Panaftosa, responsável por monitorar os programas de erradicação da febre aftosa na América do Sul e Panamá, como também desenvolver um trabalho específico nas áreas de fronteira.

“O controle nas fronteiras é visto como prioritário, para isso será estabelecido acordos bilaterais entre os países e análises de riscos”, explica o Diretor de Pecuária da SRB, Luiz Roberto Zillo. Também será mapeada a capacidade dos países de fazer análise diagnóstica da doença e estabelecer um plano de emergência no caso de algum foco entre os países membros.

Desde 2006 sem nenhum registro da doença, o Brasil caminha para conquistar até 2026 o status de livre de febre aftosa sem vacinação. Essa é a meta do Ministério da Agricultura, que já retirou a imunização nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e em alguns municípios do Amazonas e Mato Grosso. (Da SRB)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário