Criada em 06/06/2019 às 15h15 | Meio Ambiente

De olho na produção sustentável, comunidade do Jalapão participa de curso sobre sistemas agroflorestais

O curso é ministrado pela Seagro e parceiros para a comunidade de Mateiros e população do entorno da Área de Preservação Ambiental do Jalapão, com objetivo de melhorar a relação entre preservação ambiental e agricultura na região.

Imagem
Sistema agroflorestal com cultivo de banana em área rural de Mateiros. (Foto Divulgação Seagro / Governo do Tocantins)

Eliane Tenório
DE PALMAS (TO)

Com objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade dos recursos básicos utilizados no processo de produção nas propriedades rurais e comunidades quilombolas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, está realizando até esta sexta-feira, 07, o curso de Composição de Manejo de Sistemas Agroflorestais (Saf’s). O evento acontece no Centro de Capacitação e Educação do Parque Estadual do Jalapão, em Mateiros.

De acordo com a gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Arlete Leite, a procura pelo curso foi dos gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão que sentiram a necessidade de melhorar a relação entre preservação ambiental e agricultura na região. O evento está sendo realizado para atender a demanda da comunidade de Mateiros e população, que mora no entorno da área da APA e Parque Estadual do Jalapão (PEJ), atendendo também às comunidades quilombolas. “Durante o curso os participantes aprendem a selecionar espécies, elaborar e planejar as atividades de manejo de sistemas agroflorestais sustentáveis para geração de renda nas comunidades rurais”, explicou a gerente. 

Público Alvo

Participam do curso, filhos de produtores rurais e quilombolas das comunidades do município de Mateiros, brigadistas, gestores da APA, professores e técnicos extensionistas que desenvolvem trabalhos de avaliação e planejamento de sistemas agroflorestais em comunidades rurais ou em empresas. No total são 28 participantes.

Parceiros

O evento é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), em parceria com a Seagro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mateiros.

Sistemas Agroflorestais 

Os Sistemas Agroflorestais (Saf´s) têm como principal objetivo otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, conservando os solos  e diminuindo a pressão pelo uso da terra para cultivo agrícola.

Programação

Nesta quinta-feira, 06, às 14 horas, acontece trabalho em equipe para composição de Saf’s e, às 16 horas, a apresentação e discussão dos modelos agroflorestais. Nesta sexta-feira, 07, às 8h30, continuam os trabalhos  para planejamento das atividades necessárias para implantação, manutenção, manejo e colheita dos Saf’s, elaborados durante o período de avaliação, e às 10h20, a apresentação final das equipes, composição e manejo dos Saf’s. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário