Criada em 11/05/2017 às 15h40 | Agronegócio

Setor agrícola vive um bom momento, destaca Clemente Barros

A declaração foi dada na manhã dessa quarta-feira, 10, durante a abertura oficial da Agrotins que contou com a participação de várias autoridades. Solenidade foi marcada por entrega de títulos de terra e lançamento de programa.

Imagem
Clemente Barros lembrou ainda a importância do tema abordado nesta 17ª edição da feira, Água, Sustentabilidade da Vida. (Foto Aldemar Ribeiro / Secom)

Fernanda Veloso
DE PALMAS

“Temos certeza que a Agrotins será novamente um sucesso, principalmente pelo bom momento que o nosso Estado está vivendo no setor agrícola. Este ano, de acordo com o Conab, estimamos a safra de grãos em 4,5 milhões de toneladas e mais 500 mil toneladas na safrinha. O agronegócio avança mais uma vez”, disse o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, que está à frente de mais uma edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), lembrando o bom período que o setor agrícola está vivendo no Tocantins.

A declaração foi dada na manhã dessa quarta-feira, 10, durante a abertura oficial da Agrotins. A solenidade ocorreu no auditório do Pavilhão Institucional e contou com a participação do governador Marcelo Miranda da primeira dama e deputada Federal, Dulce Miranda, do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira e diversas autoridades estaduais.

Clemente Barros lembrou ainda a importância do tema abordado nesta 17ª edição da feira, Água, Sustentabilidade da Vida. “A maior feira da região Norte do Brasil tem um tema imprescindível para os avanços no campo, a utilização consciente da água e o desafio de fazer agricultura nesse período de mudanças climáticas”, afirmou. O secretário agradeceu ainda a participação de todos os mais de 650 expositores na feira e o empenho de toda a equipe da Seagro.

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, veio a convite do governador Marcelo Miranda, prestigiar a Agrotins e afirmou que a cooperação entre os Estados da região da Amazônia Legal é imprescindível para o crescimento dos mesmos. “Precisamos caminhar juntos para alcançarmos grandes objetivos. O Tocantins tem muito em comum com Rondônia, ambos os estados transformam terra bruta em alimento, ajudando assim a manter o Brasil em pé. Podemos trilhar novos rumos para fortalecer ainda mais as cadeias produtivas”, finalizou. O secretário citou ainda os avanços realizados no seu estado com o crescimento da piscicultura.

Abrindo oficialmente a programação, Marcelo Miranda, recordou a primeira edição da feira, ocorrida em Porto Nacional, ainda com 10 mil pessoas, e os avanços conquistados tanto pela feira, quanto pelo setor agropecuário tocantinense. “Mesmo num período de tantas incertezas econômicas, a Agrotins cresce. Trazendo novas possibilidades de colocar o Tocantins à frente de novos negócios. Vemos aqui um celeiro de possibilidades para pequenos, médios e grandes produtores”, apontou.

O Governador reiterou ainda a força do campo no Tocantins e a credibilidade do setor diante a operação Carne Fraca. “Nosso controle de qualidade é rigoroso e nos mantém distante desse tipo de investigação”, concluiu. O superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra e o presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse, também fizeram uso da palavra.

TÍTULOS

Durante a abertura títulos definitivos de teor de terra foram entregues a moradores de diversas cidades do Estado, ao todo 114 serão entregues no dia de hoje pelo Itertins.  O governador Marcelo Miranda assinou ainda um protocolo de intenções junto ao Banco do Brasil para incentivar o financiamento à aquisição e instalação de usinas geradoras de energia elétrica, alternativas e renováveis pelos produtores rurais.

Marcelo Miranda realizou ainda o lançamento do Programa Simplifica Verde que engloba uma série de ações que visam a desburocratização de processos e procedimentos, com segurança jurídica, normatização de análises e comprometimento com a qualidade, agilidade e transparência nas ações do Naturatins, entre outros. (Da Secom)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário