Criada em 24/09/2021 às 07h16 | Comunicação

Senar celebra dia nacional da educação profissional e tecnológica

Em sua apresentação, o diretor de Tecnologia e Inovação, André Sanches, mostrou a atuação do Senar nas áreas de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica voltada ao meio rural nos 26 estados e no Distrito Federal.

Imagem
André Sanches mostrou a atuação do Senar nas áreas de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica voltada ao meio rural nos 26 estados e no Distrito Federal. (Foto: Senar)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou a experiência da instituição na área de formação técnica voltada ao campo em uma audiência pública que celebrou o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na quinta (23), promovida pelas Comissões de Educação da Câmara e do Senado.

Em sua apresentação, o diretor de Tecnologia e Inovação, André Sanches, mostrou a atuação do Senar nas áreas de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica voltada ao meio rural nos 26 estados e no Distrito Federal.“Neste ano o Senar completa 30 anos. Nesse período já são mais de 78 milhões de pessoas já atendidas em algumas das ações”, ressaltou.

Sanches mostrou o perfil do público atendido e abrangência dos cursos técnicos a distância em Fruticultura e em Agronegócio oferecidos pela instituição. A formação técnica contribui para a formação de profissionais e qualificação de mão-de-obra especializada ao campo.

“Desde o início da oferta da formação técnica, em 2015, já são mais de 22 mil alunos que ingressaram nos cursos técnicos em Agronegócio e em Fruticultura em 164 polos de ensino de apoio presencial em 25 estados”.

Uma característica peculiar, na avaliação do diretor, é o aumento da procura por pessoas que não tem necessariamente a origem ligada ao campo, ao contrário do que ocorria em épocas anteriores.

“Isso deve ocorrer devido à expansão e aumento da importância do setor agropecuário para a economia. É nítido esse movimento de pessoas que buscam ampliar as suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”.

O diretor de Tecnologia e Inovação ainda explicou o funcionamento dos Centros de Excelência de Fruticultura, em Juazeiro (BA) e em Bovinocultura de Corte, onde são ministrados cursos presenciais focados nessas atividades produtivas.

“Em 2022 devem ser inaugurados outros dois centros de Excelência voltadas para a Cafeicultura, em Varginha (MG) e em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no município de Tangará da Serra (MT). Se você ficou interessado em conhecer os detalhes dos cursos técnicos gratuitos do Senar, acesse: http://etec.senar.org.br/ (Do Senar)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário