Criada em 14/03/2019 às 16h23 | Agronegócio

Levantamento da Embrapa aponta oito microrregiões da caatinga com alto potencial de desenvolvimento agropecuário

O levantamento detalhado feito pela Embrapa Territorial foi apresentado na manhã desta quinta, 14, durante reunião de acompanhamento dos projetos que o Ministério da Agricultura está desenvolvendo para o semiárido nordestino.

Imagem
Essas oito microrregiões abrangem 106 municípios em oito estados do Nordeste. (Foto SENAR PB)

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) comandou nesta quinta-feira (14) uma reunião para acompanhar os projetos que o Mapa está desenvolvendo para o semiárido da Região Nordeste. O mesmo aconteceu com o projeto para o governo do presidente Jair Bolsonaro. E, se você não é capaz de apresentar, não é muito fácil, mas não pode ser cumprido, para que não seja frustrado e esteja de acordo com as ações do ministério.

Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial, apresentou uma iniciativa sobre a região nordestina, que teve uma influência de uma região com maior diversidade do Brasil. A Embrapa elegeu os microrregiões da caatinga prioritárias para o estudo, uma em cada estado do Nordeste com exceção do Maranhão, onde a agricultura é predominante no cerrado. Esses oito microrregiões estão em 106 municípios, com 10% da área da caatinga. São todas as possibilidades de desenvolvimento agropecuário: Euclides da Cunha e imediata, na Bahia; Araripina, em Pernambuco; Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, Batalha, em Alagoas; Cariri Oriental, na Paraíba; Sergipana do Sertão do São Francisco, em Sergipe; Alto Médio Canindé, no Piauí;e Baixo Jaguaribe, no Ceará.

As políticas do mapa não são restritas a essas regiões, mas elas são como o exemplo do desenvolvimento da caatinga nordestina. Níveis foram levantadas como as cadeias produtivas existentes e os que podem ser criados, como o valor da produção de cada produto produzido, os assentamentos de reforma agrária, os programas de irrigação, como unidades de irrigação, os cadastros rurais, como unidades da Embrapa presentes em cada região, e outros temas importantes para a atuação do ministério.

Tereza Cristina falou sobre sua viagem recente a quatro estados, e disse que, com base em levantamentos, todos agora “Vencemos uma base para ver o Nordeste com outros olhos”. O Ministério da Agricultura, Ministério da Agricultura e Política de Defesa do Brasil, está desenvolvendo ações para o semiárido, incluindo as massas de Desenvolvimento Regionais, Cidadania, Saúde, Educação, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e outros. A partir do conjunto inicial de atividades da Embrapa Territorial, todas as secretarias do Ministério estão se mobilizando em conjunto para formular políticas e fortalecer as ações que mais contribuem para a região da caatinga nordestina, que está em profunda transformação. (Do Mapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário