Criada em 24/05/2019 às 17h57 | Agronegócio

Semana de Orgânicos visa ampliar confiança do produtor e orientar consumidor; abertura terá café com a ministra

A partir de domingo, 26, começa mais uma edição da campanha “Produto Orgânico – Melhor para a Vida”, promovida desde 2005 pelo Ministério da Agricultura. O tema deste ano é “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Objetivo é ampliar confiança de produtores e orientar consumidores.

Imagem
Produtos orgânicos provenientes do Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, em Seropédica/RJ. (Foto Liliane Bello / Embrapa)

“Qualidade e saúde: do plantio ao prato” é o tema da 15ª edição da campanha “Produto Orgânico – Melhor para a Vida”, que começa no próximo domingo (26) em todo o país. Um dos principais objetivos da campanha deste ano é informar ao consumidor como reconhecer os alimentos orgânicos nos locais de comercialização e ampliar a relação de confiança com os produtores rurais.

O lançamento oficial ocorrerá na segunda-feira (27), às 14h30, com a realização de um café orgânico com a ministra Tereza Cristina e outras autoridades. O evento será realizado no auditório Olacyr de Moraes, no edifício sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Serão servidos alimentos produzidos por agricultores familiares e produtores de orgânicos do Distrito Federal. Também haverá uma feira de produtos orgânicos para os convidados e servidores.

Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

Ao longo da campanha, serão repassadas nas redes sociais e em diferentes atividades presenciais informações sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

Além de estimular o consumidor a participar como agente no controle da qualidade, a mobilização deste ano visa estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A mobilização visa promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.A campanha inicia na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação. Alguns estados já deram a largada na campanha e outros vão começar no sábado (25). Confira a programação do seu estado na página do Ministério da Agricultura. (Do Mapa)

Serviço:

Lançamento da 15ª edição da campanha “Produto Orgânico – Melhor para a Vida”

Horário: 14h30

Local: Auditório Olacyr de Moraes, edifício sede do Ministério da Agricultura, Brasília

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/semana-dos-organicos-1/semana-dos-organicos

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário