Criada em 19/05/2023 às 11h27 | Agronegócio

Secretaria da Agricultura e empresa apresentam protótipo do biodigestor sustentável para produção de biogás na Agrotins 2023

O protótipo de 500 litros apresentado na feira é composto por caixa de alimentação, tanque para fermentação de dejetos e matéria orgânica, câmara de reservatório do biogás e caixa de descarga.

Imagem
Wagner Palhares explica o funcionamento do protótipo na feira. (Foto: José Luiz/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a empresa Danfort apresentam um protótipo do biodigestor sustentável na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2023). A feira com o tema “Compliance no Agro”, iniciou na última terça-feira, 16, encerra no sábado, 20, no Parque Agrotecnológico, Mauro Medanha, na TO-050, saída para Porto Nacional, em Palmas.

O protótipo de 500 litros apresentado na feira é composto por caixa de alimentação, tanque para fermentação de dejetos e matéria orgânica, câmara de reservatório do biogás e caixa de descarga.

O biodigestor faz a fermentação da matéria orgânica pelo processo anaeróbico, ou seja, ausência de oxigênio, originando o biogás. O processo produz também o biofertilizante, resíduos solos para nutrição de plantas. A intenção é produzir o biogás para produzir o gás de cozinha, ou a queima de lenha.

De acordo com o gerente de Agroenergia da Seagro, Wagner Palhares, o biogás possui suas vantagens em vários aspectos, contribuindo para o meio ambiente. “O biogás, além de reduzir a emissão de carbono, produz o biofertilizante, o que reduz a necessidade de adubação química em hortaliças, pomares e pastagens, proporcionando economia”, disse.

O diretor da empresa Danfort, responsável pela construção do protoptio comercial, Mozaniel Oliveira, disse que essa é uma ação construída em parceria para ser desenvolvida no Estado. “A Secretaria da Agricultura selou essa parceria na intenção de expandir essa tecnologia para todo Estado, principalmente, nas comunidades rurais”, explicou.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário