Criada em 01/12/2021 às 11h14 | Comunicação

Seagro participa do Green Rio 2021 para apresentar as potencialidades extrativistas do Tocantins

O evento teve como tema principal a “Bioeconomia na América Latina e Cooperativas da Amazônia”. Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável.

Imagem
O Secretário da Seagro Jaime Café, acompanhado da engenheira Agrônoma, Francisca Marta Barbosa e a extrativista presidente da APA Cantão, Maria Ângela Oliveira, estiveram participando do Green Rio 2021. (Foto: Divulgação)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, acompanhado da engenheira Agrônoma, Francisca Marta Barbosa e a extrativista presidente da Associação de Mulheres Agroextrativistas do APA Cantão, Maria Ângela Oliveira, estiveram no período de 25 a 27 de novembro participando do Green Rio 2021, no Rio de Janeiro, para apresentar as potencialidades extrativistas do Tocantins. O evento teve como tema principal a “Bioeconomia na América Latina e Cooperativas da Amazônia”.

Ao participar do evento, o secretário explicou a importância de o Estado estar presente em um evento voltado principalmente para cooperativas da sociobiodiversidade. “O Tocantins tem potencial de produtos naturais extrativistas. É importante estarmos presente para apresentar as nossas riquezas de produtos do cerrado”, ressaltou.

O secretário explicou ainda que na ocasião reuniu-se com empresários interessados em investir no beneficiamento de produtos extrativistas no Estado. “Eles demonstraram interesse nos produtos do cerrado. Em breve estaremos reunidos para apresentar a nossa biodiversidade de produtos como, o óleo de pequi, buriti, baru, copaíba, sucupira e muitos outros. A intenção é que possamos trabalhar juntos com os extrativistas como alternativa de geração de renda”, complementou.

Ao participar do evento, a engenheira agrônoma da Seagro, Marta Barbosa, disse que o Estado já desenvolve ações para valorizar as cadeias dos produtos extrativistas no Estado. “Desde 2018 que o Tocantins participa de discussões do projeto bioeconomia iniciado na Alemanha e continuamos com projeto de plantas medicinais e fitoterápico, buscando agregar valor, as quais foram mapeadas no Tocantins, como a macaúba, a babosa, sucupira e hortelã Além de outras cadeias de frutos do cerrado. Portanto este é um momento fundamental para articulação nestas cadeias de valores dos produtos da biodiversidade”, disse.

A engenheira acrescentou ainda que existe também projeto para ser aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) que “irá atender as mulheres agroextrativistas da APA Cantão, quebradeiras de coco do Bico do Papagaio e as mulheres do Jalapão das comunidades quilombolas e da agricultura familiar”.

Green Rio

Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. O público do Green Rio 2021, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, teve acesso gratuitamente às conferências com palestrantes do Brasil e de outros países. Em sua nona edição, o importante evento foi importante para consolidar o Brasil como um país estratégico no cenário da bioeconomia mundial, deu enfoque a dois temas: a bioeconomia na América Latina e a Amazônia, com olhar voltado principalmente para as cooperativas da sociobiodiversidade.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário