Criada em 11/05/2017 às 17h05 | Agronegócio

Plano de ação para ovinocaprinocultura será apresentado aos produtores rurais na Agrotins 2017

A Seagro e parceiros elaboraram um plano de ação que promete fomentar ainda mais a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura que está em franca expansão no Estado. Nos últimos 10 anos, os rebanhos de ovinos e caprinos no Tocantins duplicaram, chegando atualmente a 135 mil animais.

Imagem
Estão em exposição 65 animais de raças variadas. (Foto Cristiano Machado / Norte Agropecuário)

O plano de ação para desenvolver, ainda mais, a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Tocantins será apresentado aos produtores nesta sexta-feira,12, às 14 horas, no auditório da Pecuária, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017).

O plano foi elaborado no decorrer deste ano, pela Seagro juntamente com os parceiros, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nos últimos 10 anos os rebanhos de ovinos e caprinos no Tocantins duplicaram, chegando atualmente a 135 mil animais.

Para apoiar este setor produtivo, que está em fase de profissionalização no Tocantins, o portal da pecuária, a Seagro, realiza, durante a Agrotins 2017, atividades para fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Estado. Estão em exposição 65 animais, sendo ovinos das raças: Dooper, Santa Inês e White Dorper. E caprinos das raças: Boer, Anglo Nubiano e Sanner.

Durante a Agrotins haverá exposição para comercialização dos rebanhos ovinos e caprinos, de alta linhagem genética, com objetivo de melhorar o padrão de qualidade das raças criadas no Tocantins. Quem visita a feira, pode ainda participar de atividades de qualificação profissional.

PRODUTORES

O ovinocaprinocultor do município de Dueré do Tocantins, Carmélio Alcântara, trouxe animais das raças Santa Inês e Dooper para comercializar na Agrotins 2017.  Ele disse que participa da Agrotins desde 2008, e que a atividade é rentável, mas hoje, produz pouco porque o consumo ainda é pequeno no mercado interno. “Não temos cadeia produtiva organizada, nem local próprio para o abate. Precisamos do selo de inspeção sanitária para vender em qualquer estabelecimento comercial. Não adianta ter o produto e não ter como comercializar”, argumenta.

O produtor Roberto Leal Silva, da Fazenda Macambira, estado de Sergipe, confirma que a atividade é lucrativa e diz que os resultados na feira têm sido sempre positivos. “Os resultados sempre foram positivos e tudo que a gente traz vende”, afirma. Sobre o padrão dos animais que trouxe para comercializar, ele afirma que os clientes do Tocantins são exigentes com a qualidade. “Trago sempre animais de alto padrão genético porque é a uma exigência de nossos clientes”, explica.

Para a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, o Estado segue promovendo atividades de qualificação técnica para produtores do setor, investindo principalmente na infraestrutura, com a construção de nove matadouros frigoríficos, apoiando e dando suporte para que o produtor possa comercializar seus produtos, colocando-os no mercado, com qualidade, e garantindo a segurança alimentar da população. “A Seagro fomenta a cadeia produtiva de ovinos e caprinos porque entende que esta é produtiva e competitiva, e que precisa se fortalecer e profissionalizar”, destaca a diretora.

Sobre a participação dos produtores nas atividades voltadas para capacitação dos produtores, a diretora destaca que na Agrotins eles terão as melhores oportunidades de conhecer tecnologias da área no momento e adquirir animais de raça para melhoraria dos rebanhos.

JULGAMENTO DE RAÇAS

Também com a finalidade de promover a profissionalização da atividade, o setor de pecuária promove na sexta-feira, 12, a partir das 15 horas, o julgamento de raças de ovinos e caprinos. O padrão genético dos animais, em julgamento, será avaliado pelo juiz da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Arcor), André Vielmo. “Faremos o julgamento das raças mostrando que os produtores do Tocantins estão investindo na melhoria dos rebanhos”, destaca Érika Jardim. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário