Criada em 13/10/2021 às 07h24 | Agronegócio

Secretaria da Agricultura visita municípios para planejar ações da safra 2021/2022

As visitas acontecem em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Consultorias Privadas.

Imagem
O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas. (Foto: Seagro)

ELMIRO DE DEUS
De Palmas (TO)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realiza até o dia 15 de outubro, visita aos municípios de Abreulândia, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Palmas, Porto Nacional e Itacajá, para monitorar, acompanhar e orientar o planejamento das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para safra 2021/2022.

As visitas acontecem em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Consultorias Privadas.

O acompanhamento nas URT's do programa ABC Corte tem por finalidade o treinamento prático em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em intensificação pecuária – cria, recria e terminação de bovinos, além de alinhar algumas estratégias para realização de atividades de difusão tecnológicas nas unidades de produção sustentável.

A Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) tem como objetivo incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção e gerando renda sem comprometer o meio ambiente, viabilizando, assim, qualidade de vida para as próximas gerações.

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcello Marcelino, mais de 50 técnicos da iniciativa privada e pública são capacitados de forma continuada pela Embrapa, o que torna o Plano ABC ainda mais eficiente e assertivo. “As capacitações vêm formando uma rede de técnicos que estão difundindo as tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono, proporcionando, assim, mais sustentabilidade, maior produtividade e rentabilidade dos sistemas produtivos que contribuem para o sequestro e estoque de carbono”, enfatizou.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário