Criada em 08/12/2021 às 11h44 | Agronegócio

Unidades de Referência Tecnológica do Plano ABC recebem supervisão técnica do Ruraltins

O Plano ABC trabalha com a transferência de tecnologias em pecuária de corte, leite, com adoção do sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), com o objetivo de melhorar os índices produtivos no setor agropecuário e nas propriedades.

Imagem
Unidade de Referencia Tecnológica de Pau D'arco. (Foto: Ruraltins)

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Palmas realiza mais uma rodada de visitas as Unidades de Referência Tecnológica (URTs) do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Dessa vez serão supervisionadas as unidades de Wanderlândia, Darcinópolis, Ananás e Araguatins. A ação será acompanhada pelos técnicos dos escritórios locais responsáveis pelo acompanhamento aos produtores rurais dessas localidades.

O Plano ABC trabalha com a transferência de tecnologias em pecuária de corte, leite, com adoção do sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), com o objetivo de melhorar os índices produtivos no setor agropecuário e nas propriedades que são atendidas. Cada técnico participante do ABC, para permanecer no projeto, precisa prestar assistência a pelo menos uma URT.

Na última semana o grupo visitou as propriedades rurais de Pequizeiro, Pau D'arco, Bandeirantes, Filadélfia, Nova Olinda e Colinas.

ABC

Baseado em métodos de produção e tecnologias sustentáveis, o ABC foi idealizado pelo Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contando com a participação das instituições da extensão rural e de produtores rurais. O plano é composto de sete programas que preconizam a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta e sistema agroflorestais, o sistema plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.

No Tocantins, o Plano ABC vem sendo executado desde o ano de 2010, em parceria com a Embrapa. com diversas ações realizadas, com destaque para a capacitação de técnicos e produtores, realização de Dias de Campo e implantação de Unidades de Referência Tecnológica. Atualmente, o Tocantins possui 72 URTs ativas, entre ABC Leite, ABC Corte, ABC Soja e as unidades de ILPF. (Do Ruraltins)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário