Criada em 05/08/2021 às 08h06 | Comunicação

Ruraltins reúne servidores para planejamento de execução do Convênio Oportunidade

Convênio visa fortalecer os serviços de ater, proporcionando ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade.

Imagem
No Tocantins, 800 famílias de agricultores, com renda de zero a quatro salários mínimos, estão sendo beneficiadas pelas ações do convênio. (Foto: Ruraltins)

EDVÂNIA PEREGRINI
De Palmas (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) reúne servidores para planejamento de formação técnica e capacitação de produtores para a execução do Convênio Oportunidade de nº 839847/2016. O encontro, que será divido em duas turmas em respeito às medidas de distanciamento, ocorre nesta semana de 3 a 5, e na próxima nos dias 10, 11 e 12, no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), em Palmas (TO).

A abertura contou com a presença do presidente da instituição, Fabiano Miranda, que ressaltou a importância do planejamento para alcançar êxitos na execução do Convênio. “O trabalho da extensão rural demanda mais que o comprometimento do extensionista com o produtor rural, demanda conhecimento técnico e planejamento integrado, para que as ações alcancem os resultados esperados. E reunir os servidores para esse diálogo é essencial nesse processo”, destacou.

O diretor de assistência técnica e extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, explicou sobre as estratégias do planejamento técnico entre os responsáveis pelo Convênio: “Com a reunião de planejamento teremos a oportunidade de nortear, de forma estratégica, as atividades de execução dos convênios de forma objetiva, alinhando o conhecimento e os anseios que nossos técnicos trazem de suas regionais e assim fortalecermos de forma progressiva as ações de ATER.”

Convênio Oportunidade

O Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é executado pelo Ruraltins em todas as regiões do Estado, e tem como finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

No Tocantins, 800 famílias de agricultores, com renda de zero a quatro salários mínimos, estão sendo beneficiadas pela assistência técnica e extensão rural com as ações do convênio. Já os investimentos para os trabalhos de assistência técnica somam R$ 3,057 milhões, viabilizando os atendimentos por meio de oficinas, visitas de campo, bem como a aplicação de instrumentos e coleta de informações sobre as atividades que estão sendo acompanhadas, possibilitando assim a identificação das cadeias produtivas prioritárias nas propriedades.

Os produtores são assistidos pelas sete regionais do órgão, com a seguinte distribuição: Araguatins, com 128 agricultores familiares; Paraíso do Tocantins, com 100; Taguatinga, com 100; Miracema, com 108; Araguaína, com 100; Porto Nacional, com 124; e Gurupi, com 140.

Homenagem

Ao final do primeiro dia de planejamento a equipe fez uma homenagem aos servidores e familiares de servidores que perderam a vida em razão da Covid-19, com o plantio de mudas nativas na área externa do  CTC Agro. “É um ato simbólico em memória aos nossos colegas e familiares que partiram, mas que com certeza, deixaram as boas lembranças do seu tempo em vida”, explicou o diretor.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário