Criada em 05/06/2019 às 15h07 | Agronegócio

Na Expoara, Ruraltins leva palestras e unidades produtivas

Na Vitrine da Agricultura Familiar, o Ruraltins fará demonstrações do Sisteminha Embrapa com criação de peixes aliada à produção de hortaliças, de sistemas de irrigação artesanal, criações e ainda um clico de palestras voltados ao produtor.

Imagem
Sisteminha da Embrapa, onde se tem a criação de peixes, aliada a produção de hortaliças será uma das atrações do Ruraltins na Expoara 2019. (Foto Arquivo Ruraltins / Governo do Tocantins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) marca presença na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), que chega a sua 51ª edição. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 16 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

De acordo com o extensionista rural, chefe da unidade local do Ruraltins, Athila Damasceno Martins, o órgão participa da exposição com atividades voltadas aos produtores rurais interessados em diversificar suas atividades.

“Na Fazendinha, um projeto dentro da Expoara, o Ruraltins tem o espaço, Vitrine da Agricultura Familiar, para demonstrarmos nossas ações. Ao público visitante, bem como aos produtores rurais, vamos apresentar o Sisteminha da Embrapa, onde se tem a criação de peixes, aliada a produção de hortaliças, por meio do Sistema de Aquaponia. É uma tecnologia simples, pois toda a produção é irrigada com a água do tanque de peixes e seus nutrientes. Além disso, haverá quatro canteiros no modelo de horta sintrópica, trabalhando o crescimento diferenciado das plantas em tempos distintos, visando o equilíbrio e a preservação ambiental, voltado ao sistema agroecológico e orgânico. Nosso objetivo é mostrar que com manejo e conhecimento técnico, o produtor pode ter alta rentabilidade, investindo menos”, disse. 

Fechando as atividades do órgão dentro da Expoara, haverá também atividades de irrigação por micro aspersão e aspersores artesanais. Uma unidade de meliponicultura,  que é a criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de mel, também estará disponível. A programação do órgão traz também um ciclo de palestras sobre a cultura da banana, enxertia de frutíferas com ênfase na cultura do Bacuri e meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão.

“O Ruraltins tem profissionais totalmente capacitado para atender todo tipo de produtor desde o pequeno, médio e grande produtor. Na Expoara, que é uma das exposições mais importantes do estado, vamos mostrar, durante os 11 dias da feira, o valoroso trabalho da assistência técnica e extensão rural, em um ambiente de produção, pois o agricultor que caminha conosco, aumenta bastante sua chance de sucesso na atividade”, concluiu Athila Damasceno.

Parcerias

O vitrine do Ruraltins na Expoara é uma parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas Agrofértil, produtos agropecuários e nutrição animal, Agrocan, produtos agropecuários e Unitpac Araguaina. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário