Criada em 05/12/2022 às 09h25 | Avicultura

Ruraltins capacita agricultores de Crixás na produção de avicultura caipira

O curso é uma realização do Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, com a finalidade de levar conhecimento tecnológicos e estratégias de produção aos agricultores visando fomentar e fortalecer a cadeia da Avicultura no município e região.

Imagem
Ruraltins capacita agricultores de Crixás na produção de avicultura caipira. (Foto: Divulgação)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

Com equipamentos adquiridos e estrutura de abatedouro em construção, os agricultores familiares do Projeto de assentamento (PA) Arlindo, em Crixás do Tocantins, região sul do Estado, receberam nesta semana, entre os dias 22 e 24, uma capacitação em Tecnologia para produção de aves caipira. O curso ocorreu na terça e quarta-feira, na sede da associação, e na quinta-feira, encerrou com visita técnica à Granja ISG Frangos, do produtor Isaías da Silva Guimarães, na Chácara Senhor do Bonfim, em Porto Nacional.

O curso é uma realização do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com a finalidade de levar conhecimento tecnológicos e estratégias de produção aos agricultores visando fomentar e fortalecer a cadeia da Avicultura no município e região.

Para o técnico agrícola que assiste os produtores do PA Arlindo, Ribanez de Souza Rocha, o objetivo do curso é capacitar os agricultores na produção de aves caipira produtos matéria-prima para a indústria do frigorífico que está sendo instalado na comunidade. “É um abatedouro frigorífico com selo estadual, para atender os produtores dos municípios de Crixás, Aliança e até mesmo os vizinhos, como Santa Rita, que já manifestou interesse dos agricultores em participar desse projeto”, explicou, acrescentando todos os equipamentos já foram adquiridos, e que a obra tem previsão de ser concluída dentro de um curto prazo, dependendo apenas de um repasse financeiro das prefeituras para associação concluir o que falta.

Ainda segundo o técnico, foram investidos R$ 150 mil em equipamentos, adquiridos por meio de emenda parlamentar, do deputado Issam Saado, com capacidade de abate de 500 frango por dia.

O treinamento foi feito pelo zootecnista do órgão, Hélio Souza, que levou informações sobre planejamento para uma produção de qualidade, desde a elaboração do projeto à comercialização do produto.

Anotando, filmando e muito atenta a tudo que foi apresentado e falado, a produtora de galinha caipira melhorada Simone Botelho de Sousa está bem animada para colocar em prática tudo que aprendeu e assim, melhorar a sua produtividade. Na sua propriedade, a Chácara Barra do Guia, ela e o esposo José Tavares da Silva, estão com uma produção de 100 galinhas para o abate e comercialização na feira livre e comércio em Aliança do Tocantins. "Trabalhamos com o caipira melhorado há três anos e estou aprendendo muita coisa nesse Curso, nossa expectativa é, com a implantação do abatedouro, que esperamos que seja logo, poder aumentar e melhorar ainda mais a nossa produção", disse Simone.

Convênio Oportunidade

A ação faz parte do Convênio Oportunidade, fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins. Esse Convênio tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário