Criada em 04/05/2023 às 09h22 | Gado

Ruraltins e ABCZ realizam treinamento sobre melhoramento genético de bovino

O treinamento ocorreu no anexo II da Prefeitura de Porto Nacional, com palestras ministradas por técnicos do Ruraltins, ABCZ e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), que também foi parceira no evento.

Imagem
Diversos casos de sucesso ao longo dos anos, em várias propriedades que aplicaram a tecnologia. (Foto: Ruraltins)

Amanda Oliveira 
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizaram nos dias 27 a 29 de abril, o VI Módulo e Capacitação de Bovinocultura de Corte, do ABC Corte, no município de Porto Nacional-TO.

O treinamento ocorreu no anexo II da Prefeitura de Porto Nacional, com palestras ministradas por técnicos do Ruraltins, ABCZ e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), que também foi parceira no evento.

Na programação ocorreram apresentações das Unidades de Referência Tecnológica (URT’s), com palestras, depoimento de diversos casos de sucesso ao longo dos anos, em várias propriedades que aplicaram a tecnologia. Além disso, no treinamento ocorreram práticas de campo na Fazenda Manga em Porto Nacional-TO, com apresentação de características dos animais das raças Nelore, Sindy, Jersey, Gir e também cruzamentos dessas raças. E na Fazenda Santo Ângelo, no município de Aparecida do Rio Negro-TO, a prática de apartação do gado.

De acordo com o médico veterinário que conduziu o treinamento, Luís Fernando Salim (ABCZ), que também falou sobre Progenética, o principal tema para a ABCZ, “O Progenetica é o nome do programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino brasileiro, que vem sendo aplicado em todo o país há alguns anos, e a palestra veio com o intuito de somar e difundir esta ideia através dos técnicos em mais propriedades assistidas para a aplicar a tecnologia”, disse Salim.

Para a extensionista rural do Ruraltins, Rosiane Aires da Luz, o conhecimento passado aos técnicos atendeu a expectativa.

“Tivemos um profissional com uma bagagem muito boa de informações. Todo seu conhecimento foi nos repassado com muita clareza e hoje concluímos essa capacitação, podendo afirmar que aprendemos muito sobre cada tema abordado, e iremos multiplicar e aplicar junto aos nossos produtores rurais”, detalhou Rosiane.

Palestras

“integração de pastagens com sistema de integração
“lavoura pecuária”
“fertilização in vitro”,
“nutrição a pasto”,
“defesa sanitária e mercado internacional”,
“intensificação da pecuária a pasto com adubação
“Melhoramento Genético de Bovinos”
“Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas”
“Raças de corte e leite e seus cruzamentos”
“PMGZ Comercial”
“Como escolher touros reprodutores”

Parceiros

Sindicato dos Servidores Públicos do estado do Tocantins (SISEPE). 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário