Criada em 03/04/2019 às 14h56 | Piscicultura

Rota do Peixe planeja ações estruturantes para o Tocantins

Durante toda esta quarta, 03, acontece na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), uma oficina de planejamento que tem como objetivo apontar as contribuições de cada instituição envolvida no projeto Rota do Peixe.

Imagem
As instituições envolvidas visitaram as unidades produtivas e o Centro de Pesquisa em Melhoramento Genético de Peixes Nativos e Tilápia (Aquabel), em Brejinho de Nazaré. (Foto Divulgação Ruraltins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa do projeto Rota do Peixe, ação coordenada pela Secretaria da Indústria Comércio e Turismo. Na manhã desta quarta-feira (03) o presidente do órgão, Fernando Silveira, acompanhado da equipe da gerencia de Aquicultura e Pesca, bem como de diretores da área de assistência técnica e extensão rural, participou da abertura da oficina de planejamento, em Palmas, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O encontro, que acontece durante todo dia, tem como objetivo apontar as contribuições de cada instituição envolvida no projeto para inclusão dos atores locais. Em seu pronunciamento, Fernando Silveira, destacou o papel da extensão rural no Estado, ressaltando que o Ruraltins está presente nos 139 municípios, com um corpo técnico atuante e atento ao desenvolvimento das cadeias produtivas, a exemplo da piscicultura. 

Representantes da cadeia produtiva da piscicultura participam de oficina de planejamento. (Foto Divulgação Ruraltins)

“Considero esse momento de grande relevância para os produtores, onde as instituições buscam alavancar o setor, no sentido de colocar o Estado como um dos principais produtores de peixes do país”,  frisou o gestor.

Durante a realização da Agrosudeste – Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins, as instituições apresentarão, aos produtores da localidade, esse planejamento para inclusão nos projetos estruturantes. A feira acontece de 11 a 13 de abril, em Almas, sendo coordenada pelo Ruraltins.

Conforme o Gerente de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, a piscicultura na região sudeste é praticada em 13 municípios, com produção de mais de 9 mil toneladas/ano, movimentando mais de R$ 97 milhões, sendo o maior polo produtor do estado. Esses e outros dados da região foram apresentados na oficina, pelo gerente.

“O Ruraltins é o órgão executor das ações diretas do arranjo produtivo da piscicultura, realizando levantamento, mobilizando o público alvo para oficinas, além de identificar os principais gargalos e demandas do setor. Os extensionistas do órgão, recentemente, percorreram todas as regiões do Estado para realizar o Censo da Piscicultura, uma ação inédita no Tocantins, que traz informações gerais da área. O resultado desse trabalho será apresentado na Agrotins 2019”. explicou.

Unidades Produtivas

Dentro da programação da Rota do Peixe, nesta terça-feira (02) as instituições envolvidas visitaram as unidades produtivas e o Centro  de Pesquisa em  Melhoramento Genético de Peixes Nativos e Tilápia (Aquabel), em Brejinho de Nazaré.

A proposta do projeto Rota do Peixe é financiar projetos estruturados, e tem como objetivo levantar demandas, fazer matrizes e direcionar projetos, que podem ser financiados, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e demais instituições que apoiam a ação.

Atualmente, o Tocantins possui cerca de mil piscicultores distribuídos em todas as regiões do Estado, com produção de 14 mil toneladas de peixes por ano. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário