Criada em 07/08/2022 às 20h03 | Mercado

Mapa pede ao Ministério da Justiça que produtos plant based não utilizem em rótulos denominação de carne ou outros de origem animal

"É uma ótima notícia, uma luz no fim do túnel. A ACNB já havia encaminhado uma solicitação à Câmara Setorial da Carne para que [o tema] fosse levado ao Congresso", disse Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Imagem

Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça, o titular do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) solicita determinação para que produtos plant based não utilizem em rótulos denominação de carne ou outros de origem animal.

O cardiologista e pecuarista Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), entidade que reúne os criadores da raça Nelore no país, celebrou a iniciativa. "É uma ótima notícia, uma luz no fim do túnel. A ACNB já havia encaminhado uma solicitação à Câmara Setorial da Carne para que [o tema] fosse levado ao Congresso", disse. A França, por decreto, havia poribido o uso de nomes de 'carne' como "bife" e "salsicha" em alimentos proteicos à base de plantas.

VEJA TAMBÉM 

CONFIRA A CÓPIA DO OFÍCIO ENVIADO DO MAPA AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Mapa pede ao Ministério da Justiça que produtos |plant based não utilizem em rótulos denominação de carne ou outros de origem animal

"Carne Plant based" é propaganda enganosa, diz presidente da ACNB, que recorre à Câmara Setorial e Mapa para valorizar a pecuaristas do país

França bane palavra “carne” dos produtos plant based. Nelore defende ajustes na lei brasileira para esclarecer os consumidores

"Produtos plant based não são de origem animal e não podem ser chamados de carne", defende ASSOCON

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O TEMA. 


Clique no ícone acima e confira a entrevista

No ofício, datado de 1º de agosto de 2022, o titular do Mapa, Marcos Montes, considera que "os produtos de origem anima|, como o Ieite e carnes e seus derivados, possuem rígida regulamentação de produção e de rotulagem no intuito de respeitar o direito à informação do consumidor em relação ao que se está adquirindo e suas características nutricionais e físico-químicas básícas".

"Visto o contexto, esta Pasta entende necessário e urgente adoção de um tratamento uniforme com respeito à fiscalização da utiIização das denominações dos produtos de origem anima|, como os Iácteos e produtos cárneos, em rótulos de embalagens de produtos vegetarianos ou veganos (plant based). Ao utilizarem os mesmos nomes para designar produtos vegetais, que têm diferentes características e distintos vanres nutricionais, o consumidor é induzido em erro por achar que está adquirindo produto conhecido e com mesmas características, o que não é verdade", afirmou o ministro.

Para Marcos Montes, a utilização de nomes de carnes, leites e derivados nesses produtos é indevida. "Desta forma, para ordenar o crescente mercado de produtos de origem vegetal (plant based), proponho urgente restrição dos rótulos e marcas comerciais que usem indevidamente o nome de produtos tradicionais de origem animal em produtos de origem vegetaL baseada na norma já existente do Decreto 9.013, de de março de 2017 como detalhado na anexa Nota Técnica n93/2022/SE/ASS/SE/MAPA, exarada pela Assessoria da Secretar¡a-Executiva deste Ministério", concluiu.


Clique no ícone acima e confira a entrevista

 

VEJA TAMBÉM 


Clique no ícone acima e confira como foi o evento.

  
Clique no ícone acima e confira a entrevista.


Clique no ícone acima e confira a entrevista.




Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o Norte Agropecuário no Rádio amplia atuação em Palmas (TO) e em nova casa: Rádio Conexão 98,1 FM. O sinal da emissora chega a 40 cidades, onde vivem 600 mil pessoas.

O Norte Agropecuário no Rádio, a partir deste sábado, é veiculado das 8h às 9h. O programa mantém ainda as inserções diárias durante a programação normal, inclusive nos finais de semana, com dicas, sugestões e informações úteis aos homens e mulheres do campo. Seu conteúdo também estará na internet, à disposição de produtores, técnicos, pesquisadores e instituições que atuam no campo.

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário