Criada em 25/06/2019 às 14h58 | Hortifruti

Propriedades do programa de Produção Integrada do Abacaxi passam por monitoramento no Tocantins

O monitoramento visa verificar problemas nos plantios do abacaxi e discutir técnicas de aplicação do programa que tem foco na produção integrada de frutas com qualidade, de forma econômica e sustentável.

Imagem
O Tocantins é pioneiro e modelo no Programa PIF – Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. (Foto Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

Os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciam nesta segunda-feira, 24, o monitoramento nas propriedades de Produção Integrada de Frutas do Abacaxi.

De acordo a gerente de Agricultura, Pecuária e Agronegócio da Seagro, Eliane Lagares, durante o monitoramento será verificado problemas nos plantios do abacaxi e discutidas as técnicas de aplicação do programa de Produção Integrada de Frutas. “A produção integrada prevê menor aplicação de agrotóxicos e por consequência redução de custos, menor impacto ambiental e agregação de valor ao produto”, avaliou Lagares, acrescentando que o monitoramento está fortalecendo a produção tocantinense.

Tecnifrut

Durante as visitas de monitoramento, os técnicos da Seagro também farão convites aos produtores para participarem do 3° Tecnifrut previsto para ser realizado, em agosto, no projeto de Irrigação Manuel Alves, município de Dianópolis, região sudeste do Estado.

Produção Integrada

O Tocantins é pioneiro e modelo no Programa PIF – Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi, e pretende expandir o programa para a produção de banana. O objetivo é a produção integrada de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta.

Reunião Técnica

Na sexta-feira, 28, no encerramento do monitoramento ocorre o Dia Técnico do Abacaxi e Maracujá, a partir das 9 horas, no projeto de Assentamento Paulo Freire, município do Rio dos Bois.

Na reunião serão abordadas as técnicas de plantio do abacaxi voltadas para seleção de mudas, preparo de solo, plantio, adubação, pragas, doenças e indução floral.

Já sobre a cultura do maracujá será direcionando a escolha da área, preparo do solo, espaldeiras, variedades, mudas, plantio, adubação de cova, e cobertura, pragas e doenças. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário