Criada em 15/09/2023 às 09h39 | Meio Ambiente

Caravana ILPF apresenta potenciais dos sistemas integrados para combate das mudanças climáticas

A presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, participa do Dia de Campo em São Carlos. Ela tomou posse em maio deste ano. A presença dela demonstra a importância que as pesquisas focadas nesses sistemas de integração têm para a agropecuária brasileira.

Imagem
ILPF proporciona bem-estar animal e maior produtividade. (Foto: Gisele Rosso)

Uma medida para combater os impactos da mudança do clima na agropecuária é integrar sistemas de produção com árvores. Além de proporcionar a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), sequestrar Carbono, melhorar a qualidade do solo, ampliar a biodiversidade na área, aumentar a produtividade das pastagens e dos animais, os bovinos têm conforto térmico.

Vários modelos de sistemas integrados e indicadores comportamentais, econômicos, físicos e ambientais são estudados por pesquisadores da Embrapa em diversos estados. Essas pesquisas e tecnologias têm contribuído para uma pecuária mais eficiente, com maior produção de alimentos na mesma área ou menor, com bem-estar animal e preservação ambiental.

Os potenciais da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) serão apresentados no Dia de Campo na Embrapa Pecuária Sudeste na próxima semana, 21 de setembro. A Caravana ILPF passa por São Carlos (SP) durante a expedição técnica que ocorre no Estado de São Paulo neste mês.

De 18 a 22 de setembro, cinco cidades recebem a caravana: Presidente Prudente (18), Campos Novos Paulista (19), Itirapina (20), São Carlos (21) e Barretos (22).

Os interessados ainda podem fazer as inscrições aqui.

Serão três estações no campo com os temas balanço de Carbono, manejo e pecuária de precisão e produção de leite, focados em ILPF.

Em São Carlos, o evento é organizado pela Rede ILPF com apoio da Embrapa Pecuária Sudeste.

O Dia de Campo está alinhado com as políticas públicas do setor para redução das emissões, como o Plano ABC+ 2020-2030 e com a meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que está relacionada à proposição de medidas para combater a mudança do clima e seus impactos.

Ampliação da Sustentabilidade

A presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, participa do Dia de Campo em São Carlos. Ela tomou posse em maio deste ano.

A presença dela demonstra a importância que as pesquisas focadas nesses sistemas de integração têm para a agropecuária brasileira, principalmente em relação à sustentabilidade da agricultura no país.

O Dia de Campo é uma oportunidade para a Embrapa levar aos produtores e técnicos os benefícios desse tipo de tecnologia, que pode fazer a diferença em um cenário onde, cada vez mais, vão ocorrer eventos extremos, como secas intensas, enchentes, escassez de água, entre outros efeitos que afetam diretamente na capacidade de produção de alimentos. A iniciativa é uma forma de incentivar a adoção dessas tecnologias, principalmente com árvores. Para a diretora executiva da Rede ILPF, Isabel Ferreira, a ideia, além de ampliar os hectares de sistemas integrados, é aumentar os modelos no país com o componente florestal. Segundo Isabel, dos mais de 17 milhões de hectares de integração, menos de 10% utilizam árvores.

O propósito da Rede é de até 2023 ter 35 milhões de hectares de sistemas integrados.

Serviço

Caravana ILPF

Dia de Campo em São Carlos (SP)

Dia: 21 de setembro de 2023

Horário: 8h às 12h

Local: Sede da Embrapa Pecuária Sudeste – Fazenda Canchim, em São Carlos (SP)

Confira a programação

(Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário