Criada em 18/05/2023 às 11h34 | Piscicultura

Ruraltins apresenta circuito tecnológico de Piscicultura na Agrotins 2023

Com exposição agrícola e tecnológica de referência, a piscicultura tem se destacado como atividade importante e promissora no Estado, e também como destaque na Agrotins, desde 2015.

Imagem
Visitantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias e práticas inovadoras utilizadas na produção de peixes nos diferentes sistemas de criação. (Foto: Amanda Oliveira)

Amanda Oliveira
De Palmas (TO)

Com o tema “Compliance no Agro”, o Governo do Tocantins por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), apresenta inovação, com o circuito tecnológico da Piscicultura na Agrotins 2023.

Com exposição agrícola e tecnológica de referência, a piscicultura tem se destacado como atividade importante e promissora no Estado, e também como destaque na Agrotins, desde 2015.

Nesta edição da feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias e práticas inovadoras utilizadas na produção de peixes nos diferentes sistemas de criação: tanque escavado, tanque elevado, aquaponia e Sisteminha da Embrapa.

A proposta é atender os produtores rurais, estudantes e visitantes da feira, para mostrar as novas tecnologias de produção, trazer esclarecimentos, tirar dúvidas sobre a realidade do produtor de acordo com a sua necessidade.

De acordo com engenheiro de Pesca do Ruraltins Andrey Costa, as vitrines do setor da piscicultura na Agrotins visam atendimento direto ao produtor e aos interessados em iniciar atividade de piscicultura.
“A estimativa é de atender em torno de 600 produtores. Nossa vitrine tem o objetivo de norteá-los com as novas tecnologias e levar conhecimento, para que esse produtor tenha melhores resultados com menores custos e maior lucratividade na sua piscicultura. E para os novos interessados, a feira é importante para iniciar uma produção com o mínimo de erros possíveis, ” disse Andrey.

Para o gestor do Ruraltins Washington Ayres, a vitrine de piscicultura é uma das cadeias produtivas de grande representatividade para o plano Ater (Assistência técnica e Extensão Rural) do Tocantins.

“A piscicultura é uma cadeia de destaque no Tocantins, e a exposição na Agrotins, irá oferecer aos visitantes, a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos avançados, aprender sobre os desafios enfrentados no setor, e conhecer as tendências da piscicultura. Além disso, é uma maneira de promover a troca de conhecimentos e o desenvolvimento sustentável desse segmento tão importante para economia e segurança alimentar,” pontuou o Presidente.

A cadeia produtiva da piscicultura é uma das prioritárias do Governo do Estado. O Ruraltins em consonância com a gestão, leva todas as tecnologias para o Desenvolvimento da piscicultura no Tocantins.

Parceiros

São parceiros na apresentação dessa vitrine a Casa do Piscicultor, Pesqueiro Flor D’água e Ipermax Engenharia.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário