Criada em 16/06/2019 às 10h55 | Comunicação

Pesquisador da Embrapa detalha uso de novas técnicas que aprofundam estudo da fisiologia do gigante misterioso pirarucu

Trata-se de um importante passo para o domínio da reprodução do pirarucu em cativeiro e para o conhecimento de sua morfologia e fisiologia. Com a aplicação das técnicas da medicina, será possível identificar o sexo do peixe a um custo muito mais baixo que o dos métodos atuais.

Imagem
Lucas Torati, da Embrapa Pesca e Aquicultura, fala sobre a pesquisa: Equipamentos de medicina como endoscópios e tomógrafos computadorizados são usados por cientistas (foto: Verônica Freire/Embrapa)


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Novas técnicas são utilizadas para aprofundar o estudo da fisiologia do pirarucu, o gigante peixe da América. Em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, o pesquisador Lucas Torati, da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, dá detalhes sobre o trabalho. 

Equipamentos de medicina como endoscópios e tomógrafos computadorizados são usados por cientistas. As tecnologias auxiliam a descobrir o grau de maturação das células sexuais das fêmeas e gerar imagens inéditas em 3D do maior peixe nativo do Brasil.

Conforme a Embrapa, trata-se de um importante passo para o domínio da reprodução do pirarucu em cativeiro e para o conhecimento de sua morfologia e fisiologia, áreas em que há muitas lacunas. Com a aplicação das técnicas da medicina, será possível identificar o sexo do peixe a um custo muito mais baixo que o dos métodos atuais.

VEJA TAMBÉM

Pesquisadores da Embrapa utilizam endoscópios e tomógrafos computadorizados para análise de pirarucu

CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE PIRARUCU 

SAIBA MAIS SOBRE O GIGANTE E MISTERIOSO PIRARUCU

Pesquisador da Embrapa no Tocantins identifica mais de 400 substâncias secretadas da cabeça do pirarucu

Pesquisa com pirarucu desenvolvida pela Embrapa no Tocantins concorre a prêmio inovação aquícola

NO RÁDIO

O programa traz outras informações relevantes para o campo no Tocantins, Matopiba e Brasil.  Na UFT 96,9 FM, o Norte Agropecuário no Rádio alcança um público de aproximadamente 500 mil pessoas que vivem em 20 cidades no entorno da capital tocantinense. O programa também está na internet, para a restante do Brasil e para o mundo no portal www.norteagropecuario.com.br e nos seus canais nas redes sociais (Twitter, Facebook e Youtube).

A atração da nova temporada na UFT FM é uma veiculação do programa em dois dias diferentes: aos domingos, a partir das 8h, e reprise às quartas-feiras, a partir das 6h20. O programa tem 30 minutos de duração, com apresentação dos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário