Criada em 23/07/2018 às 12h37 | Agronegócio

Safra de grãos do Brasil será de 302 milhões de toneladas até o ciclo 2027/28, afirma ministro da Agricultura em fórum em SP

Crescimento será de 29,6%, informa Blairo Maggi, ao discursar na 4ª edição Global Agribusiness Forum, O evento reúne os maiores expoentes da agricultura mundial para debater o agronegócio e produção sustentável.

Imagem
Blairo Maggi durante discurso no evento que tem como tema “A ciência do campo a serviço do planeta: A ação é agora” (foto: SRB/Divulgação)

O Brasil deverá produzir 302 milhões de toneladas de grãos até 2027/28, avanço de 30% sobre o resultado da temporada 2017/18. Foi o que destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, nesta segunda-feira (23), durante o Global Agribusiness Forum 2018, em São Paulo (SP).

No caso das carnes, a produção deverá chegar a 35 milhões de toneladas, aumento de 27% sobre o resultado atual. De acordo com o ministro, as exportações de grãos deverão saltar de 102 milhões de toneladas em 2017/18 para 139 milhões de toneladas em 2027/28.

Segundo Maggi, os embarques de carnes deverão crescer de 6,5 milhões de toneladas em 2017/18 para 8,8 milhões ao término dos próximos dez anos. “Em 2027/28, queremos que o Brasil tenha 10% de participação do comércio agropecuário mundial.”

GUERRA COMERCIAL

Em entrevista coletiva, o ministro alertou, ainda, que a guerra comercial entre China e Estados Unidos é negativa para o agronegócio brasileiro, porque altera de maneira significativa os fluxos comerciais e impacta nos preços das commodities agrícolas, gerando volatilidade nas cotações. “Além, claro, de que qualquer medida protecionista é ruim para o livre mercado”, salientou.

VEJA TAMBÉM

Fórum reúne em SP principais nomes da agricultura mundial para debater produção sustentável

Maggi disse que o governo está trabalhando para levantar os embargos às carnes brasileiras na Rússia [bovina e suína], China e União Europeia [frango]. “A expectativa é que tenhamos novidades na reunião dos Brics.”
No tocante ao tabelamento do frete, o ministro afirmou que há risco para próxima safra de grãos, devido a possíveis problemas de entrega de fertilizantes, bem como de aumento de preços do transporte.
Por fim, Maggi pontuou, ainda, que o Projeto de Lei que tem como objetivo alterar a lei dos defensivos tem como intuito modernizar a legislação, fazendo com que o agronegócio brasileiro tenha acesso a produtos mais modernos do ponto de vista agronômico e de segurança para pessoas, animais e o meio ambiente.

O fórum chega a sua 4ª edição, em São Paulo, no Sheraton WTC Hotel. Segurança e qualidade alimentar, geração de energia, mudanças climáticas, comércio internacional, crescimento da demanda global de alimentos e capacidade produtiva são alguns dos temas presentes no maior palco de discussões globais sobre o agronegócio, Com o tema “A ciência do campo a serviço do planeta: A ação é agora”, o GAF18 apresentará debates e palestras sobre o agronegócio mundial, buscando soluções para os desafios enfrentados no desenvolvimento socioeconômico global e propondo um futuro seguro para a cadeia agrícola do planeta, além de preservar o meio ambiente. (Com informações da Global Agribusinesse Forum)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário