Criada em 08/05/2017 às 22h33 | Agronegócio

Pelo quinto ano consecutivo Agrotins é aberta sem a presença do titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Blairo Maggi na manhã de quarta-feira, dia 10, no momento da abertura da feira, estará em audiência pública na Câmara sobre a operação Carne Fraca. Governo do Tocantins tenta trazer o secretário-executivo do ministério, Eumar Novacki. Mapa não confirmou a presença ainda.

Imagem
Mendes Ribeiro discursa em maio de 2012, quando abriu a Agrotins; ele, que já faleceu, foi o último ministro da Agricultura a participar da abertura da Agrotins (foto: Aldemar Ribeiro\Arquivo\SecomTO)

Considerada a maior feira de tecnologia agrícola da região norte e oitava do país, a Agrotins não terá, pelo quinto ano consecutivo, a presença do titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pasta ligada diretamente à temática da feira. Atual ocupante do cargo, o agropecuarista Blairo Maggi na manhã de quarta-feira, 10, data da cerimônia em Palmas, deverá estar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ele é convidado da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para audiência pública que debaterá os efeitos econômicos e sociais da operação Carne Fraca sobre o setor agropecuário nacional, "bem como discutir possíveis medidas que possam atenuar os impactos negativos que já estão sendo experimentados no setor", aponta a agenda da Câmara.

É certo afirmar, entretanto, que já não havia movimentação para a presença de Blairo Maggi. O governo do estado espera, pelo menos, a presença de seu secretário-executivo, Eumar Novacki. Até então, conforme apurou o Norte Agropecuário, sua presença também até a tarde deste domingo, 7, não estava garantida.

A ÚLTIMA VEZ

O último ministro que esteve na cerimônia de abertura da Agrotins já faleceu. Mendes Ribeiro prestigiou a abertura da 12ª edição, em 2012. Ex-deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, ele faleceu em maio de 2015 após descoberta de um tumor no cérebro. Em 2011, o então ministro Wagner Rossi esteve presente na cerimônia.

Nem mesmo a senadora pelo Tocantins Kátia Abreu participou da cerimônia de abertura nos anos de 2015 e 2016, período que esteve como titular do Mapa.

No ano passado, no mesmo horário da abertura da Agrotins, ela lançava ao lado da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasíla, o Plano Safra. Já em 2015, Kátia Abreu havia rompido politicamente com o governador Marcelo Miranda, e não foi ao ato - na sua agenda constava uma audiência com o filho, o deputado federal Irajá Abreu. Entretanto, a senadora esteve em outro momento do evento. E, apesar de não comparecer na abertura solene, quando são anunciados acordos e investimentos, durante sua gestão como ministra ela anunciou a liberação de R$ 1,8 milhão de recursos do Mapa para a Agrotins.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário