Criada em 30/06/2021 às 10h09 | Piscicultura

Programação geral das potencialidades da cadeia produtiva do peixe no Tocantins continua na página da Agrotins 2021 até dia 30 de julho

Incentivos promovidos pelo Governo do Estado são para impulsionar a cadeia produtiva do pescado. As informações, palestras e workshop estão na plataforma www.agrotins.to.gov.br.

Imagem
Cadeia produtiva do pescado. (Foto: Agricultura/Governo do Tocantins)

ELMIRO DE DEUS
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), informa aos produtores, acadêmico e pessoas interessadas que as informações sobre as cadeias produtivas  da piscicultura tocantinense, além de linhas de créditos e comercialização de veículos e produtos continuam na página da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2021) 100% Digital até o dia 30 de julho. As informações, palestras e workshop estão na plataforma www.agrotins.to.gov.br.

No plano de desenvolvimento da piscicultura estão as propostas de políticas públicas para o  planejamento e o ordenamento da piscicultura, no período de 2017 a 2027, focadas em sete eixos: Licenciamento Ambiental e Sanidade; Incentivos Fiscais; Financiamento e Seguro Garantia; Pesquisa, Tecnologia e Pós-Graduação; Assessoria Técnica e Capacitação; Infraestrutura; Distribuição, Suprimento e Beneficiamento; e Organização e Governança.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, os incentivos promovidos pelo Governo do Estado são para impulsionar a cadeia produtiva do pescado. “Desenvolvemos nos últimos anos, políticas públicas voltadas à piscicultura, podemos citar o Programa Tilápia – Vida na Água, com linhas de crédito específicas, a concessão de isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  (ICMS) para a produção e a comercialização do pescado até 2024, além do melhoramento das nossas estradas, pensando no transporte dessa produção”, destacou.

Campo do Conhecimento

Na página da Agrotins, no Campo do Conhecimento, é possível acessar sobre diversas palestras voltadas para a piscicultura, produção em tanques-rede, produção comercial, pesca esportiva, comercialização, linhas de crédito direcionado aos produtores de peixes, tendências da produção e comercialização no Brasil, assuntos relacionados ao desenvolvimento da Câmara Técnica Setorial da Cadeia Produtiva da Piscicultura Tocantinense, dentre outros.

Progenagua 

O Programa para monitoramento genético da produção de alevinos e formas jovens de tambaqui  Progenagua é mais um atrativo na piscicultura tocantinense. De acordo com o Zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, o programa visa o aumento da produção de peixe. “É um programa para desenvolver a cadeia produtiva com perspectiva de melhorar a base genética e a forma jovem dos peixes”, disse.

Crescimento

Dados do Anuário da Peixe BR apontam que o Tocantins teve um crescimento de 11% na produção local. Em 2019, o Estado havia produzido cerca de 13,3 mil toneladas de peixe, já em 2020, a marca foi de 14,8 mil toneladas.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário