Criada em 20/08/2021 às 12h47 | Negócios

Capacitação debate os novos sistemas que criam oportunidade produção de frutas vermelhas no Cerrado

Tema será debatido no próximo módulo da capacitação em Fruticultura Tropical e será apresentado na próxima terça-feira (24) pelo pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS) no canal da Embrapa no YouTube.

Imagem
Pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS) apresenta capacitação pelo canal da Embrapa no YouTube. (Foto: Divulgação)

Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta é o tema do próximo módulo da capacitação em Fruticultura Tropical e será apresentado na próxima terça-feira (24) pelo pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS) no canal da Embrapa no YouTube.

A produção de morango é uma atividade centenária no Brasil, tradicionalmente cultivado em regiões de clima temperado e subtropical, como o Sul e o Sudeste do País, e é de grande importância para o agronegócio. Já a amora-preta e o mirtilo, o pesquisador conta que o cultivo é mais recente: “Os primeiros trabalhos de pesquisa foram iniciados nos anos 1970, com a criação da Embrapa e com o lançamento das primeiras variedades brasileiras”.

As pesquisas continuam com a avaliação de cultivares e seleções avançadas. “Novos sistemas de produção [fora do solo] trazem excelente oportunidade para empreendedores de regiões não-tradicionais, como o Cerrado brasileiro, de produzir fruta de qualidade e fora do período da safra das regiões produtoras”, comenta Antunes. 

Ele destaca que o Brasil é o um dos países no hemisfério Sul que tem maior potencial de produção e exportação de frutas vermelhas na contra estação do hemisfério Norte. Há a possibilidade de produção no modelo tradicional de clima temperado (estações do ano bem definidas) e ainda nas regiões com menor riscos de geadas (clima subtropical) e de clima tropical, como o Cerrado e regiões de altitude no Nordeste”.

Durante a palestra, o pesquisador apresentará as características da produção, abordando riscos e oportunidades, cultivares com potencial de adaptação a clima quentes, tecnologias para produção fora de solo e produção programada. Um exemplo é o “sistema recirculante” de produção de morangos fora de solo (em substrato), que é uma tecnologia inovadora e menos agressiva ao meio ambiente, que também facilita a vida do produtor. “Esse sistema está garantindo excelentes oportunidade para pequenos e médios produtores, gerando renda mais constante na propriedade rural”, pontua.

Também serão abordados na palestra temas como produção forçada para amora-preta e cultivo de mirtilo em vasos, produção de mudas. 

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Outras palestras

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema “Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado”, e foi realizada em 15 de junho pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi “Citros: do plantio à colheita”, ministrada pelo pesquisador Eduardo Augusto Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em 29 de junho. 

A terceira, “Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas”, de Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, foi apresentada no último dia 13. A quarta palestra foi apresentada no dia 27 de julho pelo pesquisador João Dimas Garcia Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), com o tema “Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado”.

Também já estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical” - Paulo Roberto Coelho Lopes (Embrapa Semiárido) – 7 de setembro

Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura” - Raul Castro Carriello Rosa (Embrapa Agrobiologia) – 21 de setembro

Fruteiras nativas: sistemas de produção” - Ailton Vitor Pereira (Embrapa Cerrados) – 5 de outubro

Banana: cultivares, sistemas de produção e mercado” - Edson Perito Amorim (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 19 de outubro

Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial” - Tadeu Graciolli Guimarães (Embrapa Cerrados) – 2 de novembro

Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial” - Tadeu Graciolli Guimarães (Embrapa Cerrados) – 16 de novembro

Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção” - Fábio Gelape Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro

Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado” - Aristóteles Pires de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro

Manga: instruções técnicas para cultivo comercial” - Tadeu Graciolli Guimarães (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022

Serviço

Palestra: Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta 
Quando: 24 de agosto, às 9h
Onde: Canal da Embrapa no YouTube

(Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário