Criada em 01/07/2017 às 08h34 | Exportações

Exportações: ao todo, 51 países mantêm restrições à importação da carne brasileira, revela ministério

A lista também mostra que 42 países e a União Europeia (UE) ainda restringem a entrada dos produtos brasileiros. São casos de suspensão parcial na compra de carnes e reforço nas inspeções antes de as mercadorias serem vendidas para os consumidores.

Imagem

Mais de três meses após a Polícia Federal iniciar a Operação Carne Fraca, ao menos 51 países, além da União Europeia (UE), ainda mantêm restrições à importação da carne brasileira, conforme levantamento feito pelo Ministério da Agricultura a pedido do GLOBO. Nove países bloqueiam totalmente as importações. As informações são do jornal O Globo.

A lista também mostra que 42 países e a União Europeia (UE) ainda restringem a entrada dos produtos brasileiros. São casos de suspensão parcial na compra de carnes e reforço nas inspeções antes de as mercadorias serem vendidas para os consumidores. Segundo o levantamento, outros 20 países aceitaram as medidas anunciadas pelo Brasil e abriram seus mercados.

Com a credibilidade arranhada por sucessivas crises desde o início da operação — que investiga supostas fraudes na liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos —, o principal foco dos problemas está no mercado de carne bovina. Empresas exportadoras e pecuaristas tentam reconquistar a confiança dos compradores internacionais. Enquanto isso, as metas de expansão da participação brasileira no setor ficam em suspenso. O Brasil pretendia chegar a 10% de participação mundial do mercado de carnes (hoje, esse número é 7%) e buscava alcançar e ampliar a presença principalmente nos mercados de Japão, México e Coreia do Sul. Agora, o país administra crises, trabalha para reconstruir sua credibilidade e não perder compradores.

Clique aqui e leia a reportagem na íntegra

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário