Criada em 25/07/2017 às 16h59 | Agronegócio

Escolhidos por listra tríplice com 142 inscritos, diretores-executivos da Embrapa tomam posse nessa quarta-feira

Lúcia Gatto assumirá a diretoria-executiva da Administração e Finanças; Celso Luiz Moretti ocupará a diretoria-executiva de Pesquisa e Desenvolvimento; e Cleber Oliveira Soares a diretoria-executiva de Transferência de Tecnologia.

Imagem
Referência em pesquisa no agronegócio brasileiro, Embrapa terá novos diretores-executivos (foto: Divulgação/Embrapa)

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta quarta-feira (26) da cerimônia de posse dos novos diretores-executivos da Embrapa, todos servidores, nomeados para os cargos no último dia 19, conforme publicação do Diário oficial da União (DOU). O ato será realizado no auditório da sede do Ministério da Agricultura.

A analista Lúcia Gatto, da Embrapa Gado de Corte, assumirá a diretoria-executiva da Administração e Finanças. Entre 1999 e 2008, ela desempenhou funções como supervisora da Área de Negócios Tecnológicos e atuou na área de transferência de tecnologia, comunicação, negócios, marketing e administração, especialmente em análise e melhoria de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira.

O pesquisador Celso Luiz Moretti assume a diretoria-executiva de Pesquisa e Desenvolvimento. De 2013 até o momento, ele ocupava o cargo de chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Já o pesquisador Cleber Oliveira Soares troca a chefia-geral da Embrapa Gado de Corte pela diretoria-executiva de Transferência de Tecnologia. Ele exerceu, de 2005 a 2010, o cargo de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

A seleção, feita com base na Lei das Estatais, foi conduzida pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad), que elaborou lista tríplice a partir de documentos enviados por 142 inscritos. Lúcia Gatto substitui Vania Beatriz Castiglioni; Celso Luiz Moretti, Ladislau Martin Neto, e Cleber Oliveira Soares sucederá Waldyr Stumpf Junior. (Do Mapa)

Conheça os novos diretores:

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Lúcia Gatto possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (1988), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco, UCDB (1999) e em Engenharia de Produção - Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2001). É analista da Embrapa Gado de Corte, tendo desempenhado as funções de substituta do supervisor da Área de Negócios Tecnológicos (novembro de 1998 a março de 1999), supervisora da Área de Negócios Tecnológicos (março de 1999 a março de 2008), substituta do Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (janeiro de 2005 a março de 2008), Chefe-Adjunta de Comunicação e Negócios (Março de 2008 a maio de 2009), Chefe-Adjunta de Administração (maio de 2009 até a presente data) e substituta do Chefe-Geral (setembro de 2010 até a presente data). Tem experiência na iniciativa privada, em que trabalhou por anos. Na Embrapa, atuou na área de transferência de tecnologia, comunicação, negócios, marketing, e em administração, especialmente em análise e melhoria de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira, gestão de patrimônio e suprimentos, gestão de campos experimentais vegetal e animal, gestão de produção animal, gestão ambiental e gestão da segurança da informação.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Celso Luiz Moretti exerceu até o momento o cargo de chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), especialização em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor convidado do Departamento de Horticultura da Universidade da Florida, Gainesville, EUA, desde 2006; professor colaborador e orientador de estudantes de pós-graduação do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília e professor honorário do Departamento de Agroindústria da Universidad Nacional del Santa (Peru), desde 2010. Foi Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, em Brasília, DF, de agosto de 2008 a março de 2013. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, hortaliças, pós-colheita, armazenamento, segurança dos alimentos, rastreabilidade, compostos bioativos e processamento mínimo.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Cleber Oliveira Soares foi até o momento Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, onde ingressou em 2001. Exerceu, de 2005 a 2010, o cargo de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento daquela Unidade. É médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1996), mestre em parasitologia veterinária (UFRRJ, 1998) e doutor em ciências veterinárias (UFRRJ, 2002). Foi membro titular do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Pantanal e membro do CAE da Embrapa Gado de Leite. Atualmente é membro do CAE da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Suínos e Aves. Foi Coordenador da Rede Sibratec de Inovação para Insumos em Sanidade Animal do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI. Foi Coordenador para as Américas da Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal - Star-Idaz. É Membro do Conselho Técnico do Instituto Fórum do Futuro. Ocupou o cargo de Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária – SBDA. Nos últimos 14 anos, tem atuado em gestão de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio. Foi Membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa. 

* Crédito da foto de Celso Moretti: Fábio Reynol/Embrapa
Demais fotos: Divulgação/Embrapa

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário