Criada em 11/05/2018 às 17h40 | Agronegócio

Software assegura melhora na qualidade da água em criatório de peixe; nova tecnologia é desenvolvida em três processos

O software medidor de parâmetro da água em criatório de peixe atua por meio de três processos, coleta de oxigênio, medição de acidez e temperatura. Entre as vantagens do sistema estão a redução da economia de energia em 50% e o controle da alimentação.

Imagem
Agrotins mostra nova tecnologia para melhorar qualidade da água em criatório de peixes. (foto Rojas Rhoden / Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

As inovações tecnológicas na Feira de Tecnologia Agropecuária Agrotins 2018 são surpreendentes em diversos segmentos do setor agropecuário. Na piscicultura, por exemplo, a empresa Água Boa apresenta aos produtores e visitantes uma nova tecnologia, um software medidor de parâmetro da água em criatório de peixe. A Agrotins iniciou na última terça-feira, 8, e encerra neste sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

A tecnologia é desenvolvida por meio de três processos, coleta de oxigênio, medição de acidez e temperatura. A coleta verifica a quantidade de oxigênio nas partículas de água, sendo necessário 2 mg/litro no mínimo para manter o peixe vivo. O segundo processo é a medição de PH (acidez da água) que deve estar neutra, no índice 7. O sistema finaliza com a verificação da temperatura, que é necessário estar em 27º graus para manter o peixe confortável.

Para o criador da tecnologia e Analista de Sistemas, Robson Campos, o sistema possui diversas vantagens para o criador de peixe. “Evita perda e reduz a economia de energia em 50%, controla a alimentação, sendo apropriado para o reservatório até 30 metros de lâmina d’água”, disse.

O sistema também conta com dispositivo de alarme e mensagem de texto via celular para envio de informações e cuidados em relação aos peixes no criatório.

Segundo o gerente de Pesca da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Tardivo, é excelente a ideia de desenvolver e mostrar o potencial da tecnologia para piscicultura. “É importante o desenvolvimento destas tecnologias no Tocantins, pois, a água de qualidade é primordial para criação de peixe”, argumentou. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário