Criada em 12/06/2021 às 09h23 | Pecuária

Luto: Morre Antônio Renato Prata, um dos principais nomes da pecuária brasileira; amigos destacam legado deste pioneiro

Prata era criador de zebu, dos mais tradicionais do Brasil. E tinha uma paixão: Quarto de Milha. Com a família, comandava a empresa, com destaque na pecuária de corte comercial e na seleção de raças puras.

Imagem

Faleceu na madrugada deste sábado, dia 12, em Presidente Prudente (SP), Antônio Renato Prata, um dos principais nomes da pecuária de corte do Brasil. Pratinha, como era carinhosamente conhecido, faria 92 anos. Com a família, comandava a Prata Agropecuária, com destaque na pecuária de corte comercial e na seleção de raças puras.

"Perdemos um grande agropecuarista, criador de Nelore mocho e de cavalo Quarto de Milha", lamentou o pecuarista Carlos Dias, ex-diretor da Sociedade “Os Vaqueiros”, de Presidente Prudente, muito emocionado. “Perdi um grande amigo.”

Prata era criador de zebu, dos mais tradicionais do Brasil. E tinha uma paixão: Quarto de Milha. Foi o primeiro presidente de "Os Independentes", em 1955, de Barretos. Também presidiu o Sindicato Rural de Presidente Prudente.

Ainda não há informações oficiais sobre velório. Extraoficialmente, há relatos de amigos que o corpo será levado a Londrina, onde ocorrerá cerimônia de cremação. 

HOMENAGENS

Ao longo da trajetória, Pratinha recebeu inúmeras homenagens por sua atuação. Uma das mais recentes foi da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). A entidade se referiu ao pecuarista como um homem que “contribuiu de forma significativa para a consolidação do zebu, pois é pioneiro na criação do Brahman e do Nelore Mocho”. Ele foi agraciado com o Troféu 100 anos da ABCZ. A comenda foi entregue pelo então presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que estava acompanhado do vice-presidente da ABCZ, Cláudio Sabino de Carvalho Filho.

Na época, Machado Borges disse que Prata “é um dos grandes criadores do país e um exemplo para as novas gerações”. “Nada mais justo que homenagear, nesses 100 anos da ABCZ, um produtor que contribuiu de forma significativa para a consolidação do zebu, pois é pioneiro na criação do Brahman e do Nelore Mocho, e faz parte da história da associação”, observou na época.

A Prata Agropecuária é um dos poucos criatórios de Brahman do Brasil que seleciona a linhagem vermelha. Com propriedades em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, atua na seleção de raças puras Brahman, Braford, Brangus e Nelore Mocho, e na pecuária comercial (cria, recria e engorda). O criatório tem, ainda, cavalos Quarto de Milha, cuja seleção é direcionada para animais de linhagem de trabalho – apartação.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário