Criada em 30/06/2023 às 09h49 | Agronegócio

Fazenda Monark abre suas porteiras para receber a Rota da Pecuária

Quarto dia da expedição visitou a propriedade localizada no município de Peixe. Atualmente a propriedade possui uma rede de água com 34,7 km, que irriga a pastagem e leva água para 49 unidades de bebedouros animais.

Imagem
Quarto dia da expedição visitou a propriedade localizada no município de Peixe. (Foto: Divulgação)

Hérica Rocha
De Palmas (TO)

Seguindo a programação, a Rota da Pecuária, evento que é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, visitou na manhã desta quinta-feira, 29, a Fazenda Monark, localizada no município de Peixe.

Durante a abertura das atividades dentro da propriedade o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, ressaltou a importância da visita ao local , "para nós da Seagro é extremamente importante esse momento de troca, essa oportunidade de podermos conhecer as tecnologias e avanços da pecuária tocantinense. É um momento em que os produtores podem falar aos participantes do evento a respeito de suas atividades, o que tem feito, o que tem dado certo, quais manejos desenvolvidos e quais tecnologias são utilizadas para o desempenho de suas atividades", explica.
Enfrentando os desafios de se manter no mercado, o grupo familiar que está a frente da administração da propriedade, atua no ramo da agricultura há mais de quatro décadas na região Sudeste do país, e resolveu investir na pecuária no Tocantins há quatro anos com a cria e recria de bovinos.

O diretor do grupo, Fabiano Araújo, afirma que o segredo da gestão é investir em planejamento, "o primeiro passo que demos ao chegar no Estado do Tocantins foi entender quais os desafios que iríamos enfrentar para conseguirmos desenvolver as nossas atividades. Existem os desafios da porteira para dentro e da porteira para fora, nos fazendo analisar onde é preciso melhorar, ajustar e investir para o bom desenvolvimento do nosso trabalho", ressalta.

Os profissionais responsáveis pelo manejo do rebanho estão constantemente monitorando o estado de saúde dos animais, garantindo que recebam os cuidados necessários e sejam mantidos livres de doenças. "A alimentação balanceada é uma prioridade, visando o desenvolvimento saudável dos animais e o ganho de peso adequado", explica Dheividy Borges, engenheiro Agrônomo da fazenda.

A Fazenda

A fazenda Monark valoriza a criação de gado de corte de alto padrão, buscando a produção de animais com características que atendam às demandas do mercado. O manejo criterioso inclui a seleção de reprodutores de qualidade, que transmitem suas características desejáveis para as gerações seguintes.

Atualmente a propriedade possui uma rede de água com 34,7 km, que irriga a pastagem e leva água para 49 unidades de bebedouros animais, que são alimentados por sete reservatórios de água com capacidade de 300.000L.

Além disso, a fazenda Monark segue práticas sustentáveis em sua criação de gado. São adotadas medidas de preservação ambiental, como o uso responsável dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos. Essa preocupação com a sustentabilidade reflete-se na harmonia entre a atividade agropecuária e a conservação da natureza, mostrando que é possível conciliar o desenvolvimento rural com a preservação do meio ambiente.

A Rota

A Rota da Pecuária é uma expedição técnica pública e privada dedicada a aprofundar conhecimento quanto à pecuária tocantinense. Ao todo, a expedição percorrerá em torno de 1.300 quilômetros, em 6 municípios (Miranorte, Araguaçu, Cariri, Gurupi, Peixe e Silvanópolis), onde os produtores e técnicos visitarão 6 propriedades previamente selecionadas pela Seagro.

Parceiros

São parceiros no evento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sebrae, Fazendas: Nelore OL, Agrojem, Agropen(ENCO), Grupo Santa Vitória, Chácara Santa Rita e SPI Agro.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário