Criada em 12/05/2017 às 15h33 | Agronegócio

Modelo de horta agroecológica sustentável faz sucesso entre produtores

O projeto Produção Agroecológica Sustentável trata-se de uma tecnologia que possibilita a produção de alimentos de forma saudável e que tem como objetivo diversificar a produção com hortaliças, fruticultura, plantas medicinais, condimentares, dentre outras.

Imagem
O projeto é adaptável, podendo ser instalado em pequenos espaços, como quintais e áreas maiores. (Foto Aline Batista / Secom Palmas)

Alaides Cardoso
DE PALMAS

Um dos locais mais visitados dentro da Vitrine da Agricultura Familiar, na Agrotins, é o projeto Produção Agroecológica Sustentável (Projeto PAS), tecnologia que possibilita a produção de alimentos de forma saudável.

De acordo com a gerente de Agroecologia e engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Geane Rodrigues, o PAS é um ação que tem como objetivo diversificar a produção com hortaliças, fruticultura, plantas medicinais, condimentares, dentre outras. “O projeto permite também integrar a produção com vegetal e animal. Na área do animal, localizada no centro, pode-se criar peixes. e aves ao redor da horta, que é construída de forma circular”, afirmou a gerente.

Ainda de acordo com Geane Rodrigues os animais atuam no controle das pragas, tanto diurnas como as de hábitos noturnos. “Com a instalação de uma lâmpada no centro do tanque, os insetos caem na água, e os peixes se alimentam deles. Esse é o objetivo do projeto, diversificar a produção e gerar renda para o produtor”, acrescentou.

O projeto é adaptável, podendo ser instalado em pequenos espaços, como quintais e áreas maiores. A engenheira agrônoma ressalta ainda que ao invés do tanque escavado no centro da horta, pode ser utilizado também o Bag Fish, que é um tanque de piscicultura revestido em lona. “Pode ser adaptado conforme o material disponível e de acordo com a necessidade de cada produtor”, concluiu.

O engenheiro agrônomo Kim Carlos Gomides destaca que no controle de pragas, as plantas têm um ciclo de produção e dentro desse ciclo, uma praga prejudicial a uma cultura, pode não ser prejudicial para outra, podendo ser um agente benéfico, fazendo um controle biológico, em que uma praga suprime a outra. “A intenção é ter uma diversificação de plantas e uma rotação de culturas também, de forma a ter uma quantidade de insetos num patamar estável para que ele não cause danos econômicos á atividade e não haja necessidade de recorrer ao uso de agrotóxicos”, disse.

AGROECOLOGIA

O engenheiro agrônomo informa que a agroecologia é uma ciência voltada para a produção de alimentos, matérias e submatérias produtivas para serem utilizadas em toda cadeia humana de forma sustentável, equilibrada e que não haja intervenção direta aos ecossistemas.

Segundo o agrônomo, a agroecologia envolve várias metodologias, entre elas a diversificação das cultivares, a utilização adequada e correta da água e a reutilização de matéria prima para recompor o sistema. “O reaproveitamento de matéria-prima tem como objetivo a redução de custo da produção e a otimização da produção, para que o agricultor tenha um produto de qualidade na mesa e os danos causados ao meio ambiente seja o mínimo possível”, informou.

O produtor Osmar Pereira veio de Arraias em busca de conhecimentos e novidades na agricultura para implantar em sua propriedade. “Gostei muito desse modelo de horta, vi que é muito bom e não é difícil de fazer. Quero multiplicar minha produção e esse sistema é ideal para isso”, concluiu o produtor. (Da Secom)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário