Criada em 22/02/2023 às 08h45 | Agronegócio

Ruraltins e parceiros promovem Dia de Campo sobre Sistema de Integração Milho e Pastagem

Evento ocorreu na fazenda Boa Sorte em Combinado reunindo produtores dos municípios do entorno. Cultivo integrado vem como alternativa viável para tentar reduzir o custo na produção.

Imagem
Dia de campo contou com apresentação dos resultados e orientação sobre cultivo integrado. (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

A Unidade de Transferência Tecnológica (URT) instalada na Fazenda Boa Sorte, localizada no município de Combinado, de propriedade do produtor Vilmar Francisco Martins, recebeu, nesta quinta-feira, 16, produtores e técnicos para o Dia de Campo sobre Sistemas de Integração Milho e Pastagens para a produção de Silagem.

Com assistência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na atividade de pecuária de leite, e apoio da iniciativa privada, essa URT foi implantada como alternativa viável para tentar reduzir o custo de plantação, bem como melhorar a qualidade dos materiais ensilados para ofertar, no período de estiagem, à criação de gado leiteiro.

Para a implantação da URT, a equipe iniciou os trabalhos em novembro do ano passado, selecionando uma área de meio hectare para o plantio de milho e pastagem, porém esta foi dividida em duas partes para serem testadas. Em uma das áreas foi feita a correção no plantio, conforme a devida orientação técnica, e na outra não.

A URT foi conduzida pelo extensionista do Ruraltins e engenheiro agrônomo, Juvenil Nascimento; pelo veterinário Eduardo Silva; e pelo técnico agropecuário Carlos Rodrigo, mostraram os ganhos do sistema de Integração com os cultivos de milho e pastagens para a produção de Silagem.

Os técnicos explicaram que foram analisados os resultados de colheita numericamente, para equiparar as duas áreas.

"Na área de aplicação de corretivos, investiu-se 50% a mais do que na outra área. Porém, na colheita observou-se que a área corrigida teve 140% a mais de produção do que a não corrigida, e custou 64% mais barato do que a área que não se investiu em correção. A conclusão foi que investir inicialmente para colher no futuro a curto prazo, sai barato. E que não investir, o barato que sai caro'", explicou o extensionista Vitor Hugo de Oliveira.

Durante o evento, a equipe também ministrou palestras sobre a Cultura do Milho para silagens e grãos; Manejo Adotado no Sistema de Integração Milho e Pastagem.

Além do Ruraltins, o dia de campo envolveu diversos parceiros, dentre eles a iniciativa privada, uma empresa de vendas de insumos para produção de milho, silagem e adubos; a Escola Agrícola de Arraias; a Agência de Defesa Agropecuária, as prefeituras municipais do entorno, Lavandeira e Novo Alegre. O encontro encerrou com uma visita de campo na propriedade.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário