Criada em 21/08/2019 às 16h09 | Hortifruti

Com destaque para a banana, abacaxi, maracujá e manga, Projeto Manuel Alves realiza Dia Técnico de Fruticultura

Cerca de 700 pessoas entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas, do Tocantins e de estados vizinhos, são esperadas para o 3º Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura do Perímetro Irrigado Manuel Alves, que acontece nesta sexta, 23, das 8 às 13 horas, em Dianópolis.

Imagem
A banana é uma das principais culturas do Projeto de Irrigação Manuel Alves. (Foto Juliano Ribeiro / Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros realizam nessa sexta-feira, 23, o 3° Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura do Perímetro Irrigado Manuel Alves, das 8 às 13 horas, no Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA), município de Dianópolis, região sudeste do Tocantins.

São aguardadas para o evento, cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos. Segundo o técnico agrícola da Seagro, Paulo Pereira Barros, o evento é uma oportunidade para repassar as inovações do setor frutífero para os participantes. “O Tecnifruti chega a sua terceira edição com objetivo de disseminar conhecimentos e novas tecnologias, proporcionando aumento da produtividade, qualidade e promovendo o desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou.

Este ano, o Tecnifruti dará destaque para quatro frutas: abacaxi, banana, manga e maracujá.

Projeto

O projeto Manuel Alves produz atualmente cerca de 850 toneladas de frutas por mês, sendo a banana com maior produção, seguida da manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia e limão. No projeto são destinados 1.930 hectares (ha) para a agricultura familiar e 1.832 ha para agricultura empresarial. Hoje o projeto de irrigação é exemplo, tanto na área de produção, como na área de gestão feita pelo Distrito formado pelos próprios produtores.

Parceiros

São realizadores do evento, a Seagro e suas vinculadas (Ruraltins e Adapec), o Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar) e os parceiros: Sincred; Jusama; John Dere; Casa da Lavoura; Super Bac; LS Tractor; Negócios Agrícolas; Agro Pillati; Dimicron; Conduz; Aminoagro; Coda e Rain Bird. 

Programação

8 horas – Inscrições

Estação 1 – Plantio com sustentabilidade econômica, social e ambiental do abacaxi - (Phd. Aristóteles Pires de Matos/Embrapa).

Estação 2 – Aspectos fitotécnicos da cultura da banana - (Dr. Zilton José Maciel Cordeiro/Embrapa)

Estação 3 – Produção com sustentabilidade na cultura da banana - (Msc. Francisco Ermelindo Rodrigues)

Estação 4 – Como produzir maracujá com sustentabilidade - (Dr. Raul Castro Carriello Rosa/Embrapa)

Estação 5 – Produção com sustentabilidade na cultura da manga - (Dr. Moacir Brito Oliveira/Manga Clara – Serviços Especializados em Fruticultura)

Estação 6 – Irrigação com eficiência e qualidade na cultura da banana - (Msc. Antônio Humberto Simão/ SFA/TO)

(Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário