Criada em 06/03/2023 às 10h09 | Agronegócio

Agricultor familiar recebe apoio do Governo do Tocantins na implantação da primeira Unidade de Beneficiamento de Leite de Itapiratins

Agricultor familiar recebe apoio do Governo do Tocantins na implantação da primeira Unidade de Beneficiamento de Leite de Itapiratins. A agroindústria já recebeu duas comitivas de produtores, uma de Itacajá e outra de Brasilândia.

Imagem
José Filho trabalha com a produção de leite pasteurizado e iogurtes; e em breve, também será produzido kefir, uma bebida fermentada. (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

A agroindustrialização e o acesso ao mercado estão entre os principais desafios da agricultura familiar ao realizar uma atividade produtiva com foco além do autoconsumo, a comercialização, mas com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), empenho e investimento por parte do produtor, o sonho de empreender pode ser uma realidade no meio rural, como é o caso do agricultor familiar José Filho de Sousa Pereira que implantou a 1ª Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) JF, em Itapiratins, com o apoio do Governo do Tocantins.

Na pequena propriedade, a Fazenda Pau Darco, José Filho conta com o apoio da sobrinha, e com um rebanho de 20 vacas em lactação, conseguindo tirar 100 litros de leite por dia. A produtividade fez com que ele fosse, em 2022, um dos beneficiados pelo Governo do Tocantins com o remanejamento de um tanque de resfriamento de leite com capacidade de 500 litros. Assim, dará início à instalação da UBL para a produção de leite pasteurizado e iogurtes e, em breve, também será produzido kefir, uma bebida fermentada.

“José Filho é um agricultor familiar assistido pelo Ruraltins desde 2021, na propriedade ele trabalha com o cultivo de abacaxi e, principalmente, a produção de leite. Então sugerimos o beneficiamento do leite no próprio município através de uma UBL, e assim foi feito com a doação do tanque, o qual fizemos alguns reparos, e depois com a compra da iogurteira pasteurizadora. Feito isso, iniciamos o trabalho de pasteurização do leite e, agora com o iogurte que já está inserido no Pnae [Programa Nacional da Alimentação Escolar] na merenda escolar do município, o qual teve grande aceitação por parte dos alunos e dos professores”, explicou o extensionista Pericleon Rocha.

A bebida também foi apreciada pelo gestor do Ruraltins, Washington Ayres, que recebeu o extensionista para apresentar o resultado do trabalho de assistência técnica e extensão rural ao produtor. “O processo de agroindustrialização dos produtos agrícolas e pecuários é, de forma mais concisa, o resultado do nosso trabalho, do trabalho da Ater pública no Estado, e receber o produto processado, legalizado com Selo de Inspeção Municipal nos mostra que estamos no caminho certo, e que ainda vamos levar a muitos outros agricultores, fomentando a produção das pequenas propriedades rurais do Tocantins”, ressaltou o gestor.

O objetivo do produtor José Filho é obter o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Com o selo, pretendemos expandir a produção e assim poder vender para outros municípios dentro do estado”, afirmou.

Ainda no acompanhamento técnico, José Filho foi inserido no programa Balde Cheio, desenvolvido em parceria com a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Ruraltins. Essa iniciativa tem, entre os objetivos, auxiliar o produtor e tornar a propriedade em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), com foco no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

O caso de sucesso também está sendo apresentado aos produtores da região. Nesta semana, entre os dias 1 e 2 de março, a agroindústria já recebeu duas comitivas de produtores, uma de Itacajá e outra de Brasilândia.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário