Criada em 15/02/2023 às 08h42 | Agronegócio

Integração, otimismo e conhecimento marcam 1º Congresso do Senar/TO

O evento contou com a participação de presidentes de sindicatos rurais, de colaboradores do sistema FAET de todo o estado e ainda de técnicos, supervisores, mobilizadores, instrutores e tutores do Senar.

Imagem
O evento reuniu integrantes do sistema, profissionais e presidente de sindicatos rurais. (Foto: Divulgação)

"Há cerca de 40 anos atrás nós dependíamos da importação de alimentos básicos. Mas hoje o Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos”. As palavras são do renomado pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda, que fez a palestra de encerramento do 1º Congresso do Senar Tocantins.

O pesquisador desmistificou o conceito de que o produtor é responsável pelo desmatamento e mostrou que o país tem área preservada que cobriria 16 países da Europa. Ao mesmo tempo, ele demonstrou otimismo com o futuro do agro, mesmo com as instabilidades políticas e econômicas porque entende que o mundo tem uma demanda enorme por alimentos que o Brasil tem condições de atender e apontou regiões como o Tocantins, onde a produção pode se multiplicar sem agredir o meio ambiente.

Segundo ele, nenhum setor preserva mais o meio ambiente e dedica recursos a ele do que o agro. “O Brasil tem 33,2% de matas nativas e preservadas, o que representa 49,2% das áreas rurais. Seria mesmo os agricultores os vilões do meio ambiente?”, questiona. Para Evaristo de Miranda, a expectativa para o agro envolve abertura de novos mercados, investimento em irrigação, e uma demanda crescente por milho e algodão, entre muitas outras oportunidades“, afirmou.

CONGRESSO HISTÓRICO

O evento contou com a participação de presidentes de sindicatos rurais, de colaboradores do sistema FAET de todo o estado e ainda de técnicos, supervisores, mobilizadores, instrutores e tutores do Senar. A programação do Congresso histórico do Senar foi intensa, tanto no período da manhã, tarde e à noite, com um momento especial de integração de todos os participantes e convidados.

“Foi uma data muito especial para o Sistema, porque não só celebramos as nossas realizações em 2022, como também olhamos para o futuro, conhecemos e debatemos novos conhecimentos para que o nosso trabalho para o produtor rural seja ainda de melhor qualidade”, destacou o presidente da FAET, Paulo Carneiro.

CAPACITAÇÃO E ALINHAMENTO

Além do cenário e perspectivas do agro, o 1º Congresso do Senar tratou também da integração dos agentes da entidade. Para a palestrante Renata Alvarenga, que tratou do “Poder de uma Comunicação Assertiva”, “é preciso entender as demandas do produtor rural, as dificuldades no campo e mostrar os caminhos que o sistema oferece para solucioná-los. São pontos fundamentais para uma comunicação eficaz”, explicou.

Para aqueles que atuam junto ao produtor, entender o cenário, a história e como funciona o sistema é essencial para garantir a melhor performance em campo. Para falar deste tema, o Diretor Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, tratou dos desafios, parcerias, compromissos e integração do sistema.

No período da tarde, foi a vez das salas técnicas. O departamento de Assistência Técnica e Gerencial recebeu o médico veterinário, Guilherme Bizinoto, que compartilhou a experiência da assistência do Senar Goiás. Na área de Formação Profissional Rural, foi realizada uma oficina sobre “Inovações Pedagógicas com ênfase em Metodologias Ativas” com a pedagoga, Fabiola Santini.

Para o técnico de campo, Daniel Alves, de Lagoa da Confusão, o congresso superou suas expectativas. “Uma oportunidade de aperfeiçoar a minha comunicação com o produtor e poder contribuir com uma melhor produção na propriedade”. Já para Carla Conte, engenheira de alimentos e instrutora, "o evento deu boas orientações para lidar com o homem do campo”.

NOITE DE GALA

No encerramento do Congresso, o instrutor Uesley Mazzoni, foi homenageado pela premiação que recebeu no 3º Concurso de Vídeos Educativos da CNA. Com o tema “Manejo Racional de Curral”, Uesley abordou, de forma didática, as técnicas de avaliação comportamental do gado que facilitam o processo de condução e manejo de apartação dentro do curral. Ele recebeu das mãos do presidente Paulo Carneiro, da superintendente Rayley Luzza e do palestrante Evaristo de Miranda, como prêmio, uma visita à Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS.

Na solenidade de encerramento, o sistema FAET também apresentou o novo vídeo institucional da entidade e também foi feita uma apresentação da Diretoria da FAET, triênio 2022-2025, que não havia realizado uma posse festiva por conta da pandemia no início do ano passado. Um momento importante que contou com a participação especial do conselheiro do Senar, Raimundo Nonato, que contribuiu com os primeiros movimentos para a criação da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins.

“Estamos entrando com o pé direito em 2023, mais uma vez parabenizo o nosso presidente Paulo Carneiro, por proporcionar um evento de tão alto nível”, destacou o vice-presidente da FAET, Rogério Moraes. Para o presidente Francisco Tozzatti, do Sindicato Rural de Dois Irmãos, a iniciativa foi importante para fortalecer e integrar o sistema FAET, aproximando as pessoas e gerando melhores resultados. Já a superintendente do Senar, Rayley Luzza, celebrou o sucesso do Congresso, destacando que os objetivos foram cumpridos. “Não pudemos realizar um grande encontro do sistema em 2022, mas por determinação do presidente Paulo Carneiro, o congresso foi prioridade nesse início de ano. Tenho certeza de que em 2023 esse esforço será recompensado com resultados ainda mais expressivos no sistema”, afirmou. (Da Assessoria)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário