Criada em 11/05/2017 às 16h31 | Agronegócio

Máquina automatizada própria para produção de abacaxi reduz custos e mão de obra; indicada para agricultura familiar

De acordo com o inventor da máquina, Wagner Guidi, o tratorito é o primeiro equipamento desenvolvido para facilitar a lida diária na lavoura do abacaxi, possui vantagens econômicas no custo de produção e adapta-se ao plantio em pequenas áreas.

Imagem
Tratorito faz o serviço de 12 homens, garante fabricante. (Elmiro de Deus / Seagro)

Elmiro de Deus
DE PALMAS

As inovações tecnológicas para atender os produtores da agricultura familiar são diversificadas na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017). Umas das atrações voltadas pra este público é a apresentação da máquina automatizada (tratorito) para produção de abacaxi.

A máquina de fabricação da empresa Motoagro é inovadora na Agrotins, possui vantagens econômicas no custo de produção, adaptadas ao plantio em pequenas áreas. Para o engenheiro Agrícola da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Lucas Silva Silveira, atualmente existem poucas alternativas de maquinário desenvolvidos para o pequeno agricultor. “O abacaxi é uma cultura de grande importância para o Tocantins, contribuindo significativamente para a economia do Estado”, ressaltou.

Para o inventor da máquina, Wagner Guidi, o tratorito é o primeiro equipamento desenvolvido para facilitar a lida diária na lavoura do abacaxi. “É um equipamento que reduz os custos e a mão de obra, faz serviço de 12 pessoas, além de agregar valor ao produto”, informou.

SERVIÇO

O tratorito faz a poda do abacaxi com precisão e rapidez, aduba e pulveriza. Há também a plantadora semi mecanizada de mudas de abacaxi, capaz de plantar e adubar duas linhas de abacaxi. A plantadora possui caixa de mudas para 1.800 mudas em média, e com ela é possível plantar em média três mil mudas de abacaxi por hora com distribuição e profundidade uniforme.

ABACAXI ORGÂNICO

Nesta sexta-feira, 12, às 14 horas, no Pavilhão da Agricultura, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministram palestra sobre o abacaxi orgânico, onde abordarão a importância do abacaxi orgânico para o consumo.

“É importante incentivar a produção do abacaxi orgânico no Tocantins, pois, é um fruto sem produtos químicos e que agrega valor econômico, por ser mais saudável ao consumo”, disse o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Antônio Cássio Oliveira.

A Feira iniciou na última terça-feira, 9 e encerra, no próximo sábado, 13, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário