Criada em 27/09/2018 às 10h25 | Exportações

Após anúncio da abertura da Índia, ministro cobra setor da suinocultura atuação para venda de carne de porco ao país

“Agora, compete ao setor privado brasileiro atuar para que as exportações aconteçam e que o produto seja bem recebido pelos consumidores indianos”, comentou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

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Índia abre mercado à carne suína brasileira. O país mais que duplicou as importações de produtos do agro do Brasil neste ano. A alíquota de importação do país é de 30% (foto: Mapa/Divulgação)

O Ministério da Agricultura, terça-feira (25), a informação sobre a abertura do mercado na Índia para a carne brasileira e seus produtos. “Agora, competir ao setor privado brasileiro é importante para o consumidor e o que pode ser alcançado por consumidores indianos”, comentou o ministro da Agricultura, Pecuária e Água (Mapa), Blairo Maggi.

A alíquota do imposto de importação para esse tipo de produto na Índia é de 30%, com exceção da salsicha, que é de 100%. Além disso, o Imposto sobre a Importação, o Imposto sobre o Patrimônio (GST) é de 12%. Mas a carne é importada e não pode competir com carne local, que tem o público consumidor diferente. Então, o principal fornecedor de carne suína para a Índia tem sido uma Bélgica.

No último dia, você não tem permissão para importar do Brasil de embriões bovinos “in vitro”. Foi uma conquista do mercado nacional, já que a história historicamente sempre foi fornecedora de material genético zebuíno ao Brasil.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, destacou o crescimento das exportações brasileiras do setor de agronegócio para o país, que mais que dobraram (113,9%) entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com período do ano passado.

Em junho, juntamente com o setor privado, o Mapa lançou o programa de estímulo à produção de feijão e legume (grão de bico, ervilha, lentilha), para atender a demanda interna, mas especialmente o mercado indiano, que consome esses produtos como fonte de proteína.

Em setembro de 2016, o ministro Blair Maggi desembarcou em uma etapa da missão realizada em sete países asiáticos, depois de visitar a China, a Coréia do Sul, Tailândia, Mayanmar, Vietnã e Malásia com o objetivo de ampliar o mercado para produtos do agro brasileiro. ( Do Mapa)

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