Criada em 22/11/2019 às 08h08 | Meio Ambiente

"Tecnologia de ponta transforma o campo", afirma secretário ao destacar diferencial do ABC Cerrado no Estado do Tocantins

“É um exemplo bem-sucedido da capacidade tocantinense de desenvolver uma agropecuária sustentável no Brasil”, afirmou César Halum, na abertura do Seminário Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, em Palmas, capital do Tocantins.

Imagem
O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas (foto: Wilson Rodrigues/Seagro)

Raquel Oliveira
DE PALMAS (TO)

A abertura do Seminário Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono(ABC-TO), ocorreu nesta quinta-feira, 21, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, destacou que o Tocantins é reconhecido na região Norte como o estado que mais apresentou e tem projetos. Nacionalmente, é referência e é considerado o que mais avançou, nos últimos anos, nos investimentos para a prática sustentável na agropecuária. “É um exemplo bem-sucedido da capacidade tocantinense de desenvolver uma agropecuária sustentável no Brasil”, afirmou.

Entre os diferenciais para o sucesso do plano ABC no Estado está a parceria das instituições ao traçar as estratégias de trabalho e a integração entre pesquisa e extensão. “Conseguimos transformar o campo para melhor levando tecnologia de ponta. Nossos parceiros, como o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] foram e são fundamentais em todo o processo”, destacou o secretário Halum agradecendo pela presença de todas as autoridades, parceiros, técnicos, produtores rurais e alunos presente.

Também participando da solenidade de abertura, o chefe-geral da Embrapa no Tocantins, Alexandre Aires, pontuou a articulação institucional como um dos fatores de sucesso. “O trabalho pontual do Ruraltins, do Senar e da Seagro à frente dos trabalhos valida os resultados positivos do Plano ABC no Tocantins. E já temos o ABC Corte, ABC Leite e, mais recentemente, o ABC soja”, detalhou Aires.

O seminário segue nesta sexta-feira, 22, e é um momento ímpar onde estão sendo apresentadas as tecnologias inovadoras preconizadas pelo o plano ABC para a o setor agropecuário, assim difundindo essas técnicas conservacionistas aos produtores, técnicos e estudantes tocantinenses. Confira programação abaixo. 

PLANO ABC

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD);ama 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais  e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

Programação do segundo dia (22 de novembro de 2019)

Tema: Ações que estão sendo desenvolvidas no Tocantins

8 horas – Projeto ABC Cerrado e Paisagens Rurais

André Luiz de Castro Abreu - Senar     

8h15 – Projetos de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono executados pelo Ruraltins

Kin Carlos Gomide - Ruraltins

Tema: Recuperação de Pastagens Degradadas e Intensificação a Pasto

Palestras:

8h30 - Recuperação de Pastagens Degradadas;

Marcelo Konsgen Cunha – Embrapa Pesca e Aquicultura

9h15 - Como Melhorar os Indicadores Produtivos e Econômicos por Meio da Intensificação a Pasto sem Irrigação;

Pedro Henrique Rezende de Alcântara – Embrapa Pesca e Aquicultura

10 horas – Intervalo (Coffee Break);

10h15 – Caso de Sucesso do Projeto ABC – Corte

Sergio Bueno – Ruraltins.

10h30 – Caso de Sucesso do Projeto ABC - Corte

Carlos Lira  – Lira Consultoria

10h45 - Perguntas e Respostas

Tema: Tratamento de Dejetos

11 horas - Adubação e Correção de Solo com Biofertilizantes

Juliano Corulli Correa – Embrapa Suínos e Aves

 11h45 - Perguntas e Respostas

12 horas - Encerramento do Segundo Dia

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário