Criada em 19/09/2023 às 09h06 | Gado

Faet comemora aprovação definitiva da redução de ICMS para transporte de gado vivo; ouça

“É uma grande vitória para os pecuaristas do Estado, que hoje estão na UTI”, ressalta Vanderlei Silva, 2º vice-presidente da Faet e presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão.

Imagem
Vanderlei Silva, 2º vice-presidente da Faet e presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Palmas (TO)

A aprovação nesta semana na Assembleia Legislativa da Medida Provisória n° 12 (MP 12), que reduz o ICMS do transporte de gado vivo de 12% para 7%, foi comemorada pela Faet (Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins). Agora, a MP passará a ser lei e a redução é definitiva e não mais provisória.

Para o 2º vice-presidente da Faet e presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, isso foi uma grande vitória da entidade, deixando o Tocantins com mais condições de concorrer com os estados do Pará e do Maranhão, onde o ICMS já era mais baixo.

“É uma grande conquista, uma vitória nossa depois de uma luta de muitos meses. Claro, ainda não estamos com igualdade. Queremos chegar entre 4% ou 4,5%, mas já é uma grande vitória em saber que a Assembleia aprovou. Agora vamos tentar trabalhar e tirar essa diferença da pecuária aí que está terrível, o pecuarista hoje está na UTI’, ressaltou, ao abordar a queda no preço da arroba do boi nos últimos meses.

Vanderlei Silva destacou que, com os 11%, não havia qualquer condição de competir com os estados vizinhos, limitando mais ainda o mercado para o produtor. Com ICMS menor, passa a surgir o interesse de compradores de São Paulo e Minas em gado do Estado.

Clique aqui e ouça as explicações de Vanderlei Silva na íntegra.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário