Criada em 03/02/2023 às 10h10 | Agronegócio

Governo do Tocantins e parceiros assinam contrato do Programa Terra Brasil para contemplar agricultora tocantinense

De acordo com a diretora do Crédito Fundiário da Seagro, Maria Tereza Vasconcelos, o programa há muito tempo não atendia os agricultores familiares do Tocantins, e somente agora após 10 anos está retomando as atividades no Estado.

Imagem
Existem mais 26 contratos para projetos agrícolas no Tocantins. (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

Após 10 anos sem execução no Tocantins, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Banco do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e empresa de Assistência Técnica Prosperar assinaram o primeiro contrato para aquisição de terra do Programa Nacional Crédito Fundiário - Terra Brasil (PNCF-TB) para a agricultora familiar do Tocantins, Rhana Gomes Lages, uma área de 36,9 hectares. A contemplada é do município de Barrolândia, região Central do Estado.

De acordo com a diretora do Crédito Fundiário da Seagro, Maria Tereza Vasconcelos, o programa há muito tempo não atendia os agricultores familiares do Tocantins, e somente agora após 10 anos está retomando as atividades no Estado. “Além deste, existem mais 26 contratos para aquisição de novos projetos agrícolas que estão sendo analisados pela empresa de Assistência Técnica e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para serem contratados no Tocantins”, disse a diretora.

Ao falar da assinatura do contrato, o secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café ressaltou a importância dos recursos do Crédito Fundiário – Terra Brasil para impulsionar a agricultura familiar no Tocantins. “São agricultores que possuem perfil para desenvolver projetos na agricultura familiar, filhos de assentados, essa é a nova geração, portanto temos que dar oportunidade. Temos certeza que novos contratos virão, abrindo porteira na agricultura familiar tocantinense”, ressaltou.

A agricultora contemplada, Rhana Gomes disse estar contente por ser a primeira a assinar o contrato para aquisição da terra após longos anos, “essa é uma ação muito importante da Secretaria da Agricultura em auxiliar os agricultores nas aquisições de suas terras, é um sonho antigo que está sendo realizado. O Tocantins precisa ter mais espaço para a produção sustentável, gerando renda no campo”, afirma a contemplada.

A consultora do agronegócio da Superintendência Comercial do Banco do Brasil, Fernanda Andrade Correia, explicou que a agência participa do programa "ofertando o crédito que dê retorno financeiro para o agricultor familiar”.

Já o representante da Prosperar, Kleiton Paulo, afirma que “estamos sempre incentivando os agricultores familiares a terem acesso a terras e recursos para trabalharem. Mostrando que o Programa de aquisição de terra é viável, principalmente para filhos de assentados, trazendo novos meios e espaço, buscando novas alternativas de produção sustentável nas comunidades rurais do Estado”, ressalta.

Participaram também da reunião, o secretário Municipal de Agricultura do município de Barrolândia, James Lages e a Presidente dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Barrolândia, Leonor Rodrigues.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário