Criada em 09/04/2024 às 08h40 | Agronegócio

Tocantins reforça incentivo a adesão ao selo de sanidade para comercialização de produtos em encontro com gestores

O incentivo é reforçado no encontro para prefeitos e secretários de agricultura municipais, médicos veterinários e representante do legislativo. O evento que conta com a participação 150 pessoas, acontece nesta segunda-feira, 8, das 8h às 18h, no auditório da Defensoria Pública, em Palmas.

Imagem
Secretário de Agricultura faz abertura do evento enfocando a o incentivo do Governo do Estado ao Susaf. (Foto: Guilherme Alves/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus 
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) busca reforçar as ações de incentivo ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), visando expandir a comercialização dos produtos de origem animal. O incentivo é reforçado no encontro para prefeitos e secretários de agricultura municipais, médicos veterinários e representante do legislativo. O evento que conta com a participação 150 pessoas, acontece nesta segunda-feira, 8, das 8h às 18h, no auditório da Defensoria Pública, em Palmas. 

Durante a abertura, o secretário da Seagro, Jaime Café, destacou as ações do Governo do Estado, sobre o selo estadual para expandir a comercialização dos produtos de origem animal, carne, leite, ovos, pescado, entre outros. “Temos aqui representantes dos municípios tocantinenses, mostrando o interesse dos agricultores familiares em expandir a comercialização de seus produtos. O Tocantins é essencialmente agropecuário com potencial para produção agroindustrial, possibilitando a geração de emprego e renda”, destacou.

Participantes

De acordo com o secretário de Agricultura municipal de Miracema do Tocantins, Marcelo Borge, os incentivos a adesão aos selos de sanidade SIM e Susaf permitem a expansão de comercialização dos produtos. “Essa adesão representa muito para adequar as normas legais de sanidade junto aos agricultores familiares das pequenas agroindústrias. É um sonho expandir a venda de nossos produtos, e Miracema está num local estratégico para podermos vender além dos limites no município. Já estamos em processo de adesão ao Susaf para expandir esse mercado”, disse.

O prefeito de Arguianópolis, região do Bico do Papagaio, Wanderley dos Santos Leite, disse queo município possui grande potencial para avançar nesse segmento. “Neste sentido estamos em parceria com a Seagro e médicos veterinários para trabalhar essa possibilidade de aprovação do SIM e Susaf, buscando a credibilidade e apoiando essas ações levando para a agroindústria e, consequentemente expandir essa comercialização almejada pelos pequenos produtores”, ressaltou. 

Programação

Na programação consta palestra voltada para o Susaf como ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar; o passo a passo para adesão selo; o papel do legislativo no desenvolvimento da agricultura familiar; o papel do médico veterinário ao serviço de inspeção municipal, estruturação no SIM no município, dentre outros.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário