Criada em 29/05/2023 às 09h04 | Agronegócio

Norte Agropecuário no Rádio: Tocantins exporta mais de 3,6 mil toneladas de gergelim no primeiro quadrimestre

Como a semente é cultura de segunda safra, há expectativa de uma super ampliação de vendas externas nos próximos meses; especialista da Embrapa ressalta crescimento exponencial do gergelim no Estado.

Imagem
Tocantins exporta mais de 3,6 mil toneladas de gergelim no primeiro quadrimestre. (Foto: Divulgação)



Daniel Machado
De Palmas (TO)

De janeiro a abril, o Tocantins já exportou 3,61 mil toneladas de gergelim por US$ 4,62 milhões (R$ 23 milhões). Os números foram apurados e analisados pelo Norte Agropecuário no Comex Stat, sistema oficial do governo federal para transações comerciais internacionais administrado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Indústria e Comércio.

A quantidade de gergelim vendido para o exterior no primeiro quadrimestre surpreende. A semente é uma cultura de segunda safra e só agora nos meses de maio e junho a colheita em grande quantidade se inicia.

Além disso, o total em volume de gergelim vendido para fora do país já é quase igual as 3,8 mil toneladas exportadas durante todo 2022. Antes disso, 2021 foi o único ano em que o Estado também registrou exportações da semente.

“A cultura do gergelim tem aumentado bastante no Tocantins. Esse ano nós temos uma área bem maior em relação ao ano passado, aliás, constantemente ela está aumentando desde 2020. Um dos motivos que a área está aumentando muito é a rentabilidade. É uma cultura que tem contratos fechados com os exportadores e ela se encaixou muito bem na safrinha depois da cultura da soja quando não tem mais tempo para o plantio ideal do milho. O gergelim tem um zoneamento que vai até dia 15 de março, dependendo do município. Então ele consegue produzir muito bem nessa janela de plantio e tem uma rentabilidade boa, tem um baixo custo de produção também. Então isso tem estimulado o plantio do gergelim no Tocantins”, destacou o pesquisador da Embrapa Valdinei Sofiatti.

A expectativa é que o Tocantins tenha esse ano uma área entre 50 mil a 60 mil hectares de gergelim. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) projeta uma safra que alcance as 250 mil toneladas da semente. Assim, além de muito produto para vender no mercado interno, as projeções para exportações são altíssimas.

Sofiatti explica que quem cultiva gergelim tem uma grande vantagem na economia do frete. Isso acontece porque as empresas que compram a semente buscam o gergelim nas propriedades, fazem a classificação e já descontam as impurezas. “Com isso, o produtor também não gasta com frete. Então é mais um motivo que tem levado os produtores a plantarem áreas maiores de gergelim no Estado”, ponderou.

Os insumos de gergelim também são mais baratos, na comparação com o milho e outros produtos.

Quem compra gergelim do Tocantins?

Em 2023, o Tocantins exportou gergelim para cinco países: Guatemala, Índia, Turquia, Jordânia e Itália. Os guatemaltecos são disparados os maiores clientes até agora, adquirindo 64% de toda a semente vendida para o exterior.

A Índia vem segundo com 15%, Turquia e Jordânia têm 8% cada e a Itália aparece com pouco menos de 1%.

Para que serve o gergelim?

O gergelim é usado em larga escala no mundo para nutrição animal. Além disso, o produto também é utilizado na indústria do etanol, através da extração de óleo.

Na alimentação humana, o gergelim é muito usado em biscoitos, pães, pastas e saladas. É uma semente que chama atenção por suas propriedades. Seus nutrientes principais são: gorduras boas, fibras, vitaminas, bem como minerais e proteínas.

Há mais de um tipo de gergelim, sendo os mais comuns o branco, o marrom e o preto. Todos eles apresentam benefícios semelhantes.

Confira, abaixo, os números de exportações de gergelim

2023 – 3,6 mil toneladas (apenas de janeiro até abril)
2022 – 3,8 mil toneladas (ano inteiro)
2021 – 705 toneladas (ano inteiro)

Clique aqui e ouça a reportagem completa

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário