Criada em 27/07/2022 às 11h20 | Negócios

Parceria do GPB no Fórum Pecuária Brasil 2022

Com 24 palestrantes e público de mais de 360 participantes, entre pecuaristas, indústria, prestadores de serviços, fornecedores de insumos e equipamentos, todos os assuntos tratados tiveram um papel relevante para a pecuária do país em cada painel apresentado.

Imagem
Para o presidente da Associação GPB, Oswaldo Furlan, o evento promovido pela DATAGRO foi importante para unir os elos da pecuária brasileira. (Foto: Divulgação)

A edição 2022 do Fórum Pecuária Brasil, um encontro que já se tornou um marco no calendário do setor, foi realizada na capital paulista no dia 14 de julho, no Renaissance São Paulo Hotel. O encontro promoveu a integração e interação dos elos da pecuária nacional. Análises de mercado, trazendo dados estratégicos, debates sobre as mudanças no padrão do consumidor de carne bovina no Brasil e no mundo foram um dos atrativos do evento. 

De acordo com Oswaldo Furlan, presidente do GPB, o evento mostrou a força da pecuária nacional. “Foi uma importante oportunidade para unir os elos da pecuária brasileira, bem como promover debates pertinentes visando o crescimento e o fortalecimento da atividade”. Furlan frisou também a importância do associativismo e apoio dos pecuaristas para com a entidade: “O fortalecimento de entidades de classe como o GPB vem de encontro a   informação e formação do setor, para que estes se solidifiquem em firmes alicerces.” 

Com 24 palestrantes e público de mais de 360 participantes, entre pecuaristas, indústria, prestadores de serviços, fornecedores de insumos e equipamentos, entidades de classe, representantes do setor público, representantes do mercado financeiro e especialistas, todos os assuntos tratados tiveram um papel relevante para a pecuária do país em cada painel apresentado. 

GPB/DATAGRO rico em seu conteúdo 

Para Luiz Roberto Zillo, Diretor Executivo do GPB e Coordenador Técnico do Balizador GPB/DATAGRO, “para cada setor foram escolhidas pessoas de destaque nas áreas e assuntos tratados, além de pessoas muito próximas da equipe de pecuária. A abordagem e assuntos tiveram uma sequência lógica distribuída no decorrer do evento onde cada tema tinha uma importância no todo”.  

Zillo destaca que a network também foi um ponto chave do evento. “Além de atualizar sobre o Balizador, seu início e seu aperfeiçoamento para virar um app, foi possível a constatação de onde estávamos na data do evento um ano após seu lançamento. O Balizador como carro chefe do evento e o quão rico é seu conteúdo. O quanto beneficia a cadeia pecuária como um todo”. O assunto foi exposto e discutido no Painel 1, Balizador GPB DATAGRO “Ferramenta de apoio a gestão e cenário do mercado atual”, apontando metodologia, atributos e conquistas. 

Gestão e perspectivas para o mercado da pecuária nacional 

Durante a programação, autoridades políticas e convidados vinculados à agropecuária debateram perspectivas e novas oportunidades para o mercado hoje. O ministro da Agricultura, Marcos Montes, destacou o lançamento do Plano Safra pelo governo federal.  

A agropecuária é um dos principais setores responsáveis por girar a economia nacional. Atualmente 74% da produção de carne no país é voltada para o mercado interno e 25,5% para o externo segundo a DATAGRO. Apesar da exportação ter crescido 21% no primeiro semestre, a avaliação dos convidados presentes é de que este percentual pode subir ainda mais, principalmente no contexto de insegurança alimentar global em meio à guerra na Ucrânia. 

Sobre esse assunto, a presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, que recentemente viajou para nove países árabes, Portugal e dois países do leste europeu junto com integrantes do governo federal, disse que o intuito era analisar o mercado internacional e estabelecer relações comerciais e comentou: “O que estamos vendo é a preocupação desses países que não são autossuficientes ainda na área de abastecimento alimentar, de estarem próximos de quem produz esses alimentos. Acredito que o maior foco que o produtor rural tem que ter hoje é numa coisa chamada gestão. Saber lidar com o que está produzindo, com bons preços e em como administrar nossos custos de produção para continuar caminhando”. 

E além de políticas públicas voltadas ao financiamento da agropecuária, a pauta da sustentabilidade também foi trazida à tona. O secretário Francisco Matturro conta que um dos principais desafios quando assumiu a pasta foi a questão da regularização ambiental em São Paulo. “É uma demanda grande do produtor rural que quer ver sua terra, sua propriedade com regularização ambiental”.  

Dentre os temas debatidos, palestrantes trouxeram à tona mercado futuro do boi gordo e a retomada da liquidez, mercado da pecuária e o papel das associações de classe, assim como os desafios da intensificação da pecuária brasileira.  

Ao todo, o evento reuniu 360 pessoas de forma presencial, contou com a participação expressiva nas palestras ao vivo pela internet e contou com a cobertura de 27 veículos de comunicação. (Do Grupo Pecuária Brasil)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário