Criada em 06/03/2017 às 19h17 | Gado

ESPAÇO ACADÊMICO: Agrônomos pesquisam produtividade de adubação em pastagem formada por capim mombaça

“Os resultados demonstram aumento significativo da produtividade de matéria seca da pastagem de Mombaça quando adubada com ureia”, concluem os agrônomos em artigo que embasou o estudo.

Imagem
Pastagem formada por capim mombaça: estudo aborda efeito de fontes de fertilizantes (foto: Adriana Fuchter/Divulgação)

Artigo científico aborda o efeito das duas fontes de adubo nitrogenado mais empregadas em pastagens no Brasil, em área de pastagem formada por capim mombaça. De acordo com a conclusão do estudo, “os resultados demonstram aumento significativo da produtividade de matéria seca da pastagem de Mombaça quando adubada com uréia”.

“A deficiência do nitrogênio nas pastagens é o principal fator que desencadeia o processo de degradação da mesma, em se tratando do manejo de adubação das pastagens. Assim o trabalho contribui para a determinação da fonte de nitrogênio e da forma de parcelamento das adubações favorecendo a manutenção da produtividade das pastagens e sua sustentabilidade”, explica Juliano Milhomem Ribeiro, que assina o artigo. Ele é engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec-TO) e mestrando em Proteção de Plantas pelo Instituto Federal de Goiás.

Além de Juliano Milhomem, assinam o artigo Marcelo Könsgen Cunha, engenheiro agrônomo mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas; pesquisador da Embrapa Tocantins; e Lúcio Mário Quirino do Nascimento, engenheiro agrônomo da Faculdade Católica do Tocantins.  

Clique aqui e leia o artigo na íntegra

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário