Criada em 18/02/2019 às 12h07 | Exportações

Secretário de Agricultura articula busca de fundo agrícola para financiar produção de alimentos para vender aos países árabes

Fundo agrícola seria criado para incentivar produção de alimentos direcionados aos países árabes. Em entrevista ao Norte Agropecuário, o titular da pasta, o ex-deputado federal Cesar Halum, afirma estar em busca de “parceiros ousados” para o projeto.

Imagem
Ex-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes na Câmara dos Deputados, César Halum busca ampliar a relação comercial com muçulmanos (foto: Agência Câmara\Arquivo)


Clique no ícone acima e assista a entrevista

Há exatos 17 dias à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, o médico veterinário César Halum planeja lançar um projeto que visa estreitar as relações comerciais entre a cadeia produtiva do agronegócio tocantinense com o mundo árabe. Na prática, conforme o ex-deputado federal, a proposta gira em torno de um fundo agrícola para incentivar produção de alimentos direcionados aos países árabes.

Halum, que presidiu o Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes na Câmara dos Deputados, declarou que as tratativas foram iniciadas. Segundo ele, atualmente, há vendas esporádicas do Tocantins a 28 países muçulmanos. A sua meta é ampliar esse mercado. Para isso, ele afirma estar em busca de “parceiros ousados” para o projeto. Conforme Halum, o fundo agrícola será mantido pelos árabes, com uma vantagem: não cobram juros.

VEJA TAMBÉM

Secretaria da Agricultura do Tocantins será dirigida por veterinário ex-deputado federal

Clique aqui e leia o que foi publicado sobre Cesar Halum

Mudança de embaixada pode causar prejuízos

Na última semana, Halum atendeu em seu gabinete o Norte Agropecuário para uma entrevista, quando abordou vários temas.

Questionado sobre a polêmica medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro ainda como candidato de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, que pode gerar prejuízos comerciais ao Brasil. Já ocorreram retaliações como o veto à compra de carne de frango brasileira por árabes. “É uma questão política. Eu defendo outra postura. Quero manter o Tocantins longe dessa questão com medidas como essa da criação do fundo agrícola”, disse.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário