Criada em 23/08/2019 às 18h01 | Aquicultura

Governo do Tocantins quer organizar cadeia da pesca esportiva com fins turísticos e socioeconômicos

O plano estratégico e operacional de desenvolvimento da pesca esportiva do Tocantins tem como propósito formatar e apoiar a comercialização de roteiros ecoturísticos, além de realizar capacitações e elaborar o guia prático de pesca esportiva.

Imagem
O lago do rio Manuel Alves é utilizado na irrigação da lavoura frutífera, sendo que a ideia é utilizar também o local para pesca esportiva. (Foto Divulgação Governo do Tocantins)

Wladimir Machado
DE PALMAS (TO)

O governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e a Secretaria de Agricultura, Pecuária Aquicultura (Seagro) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 22, com os gestores municipais de Porto Alegre do Tocantins, a 320 Km de Palmas, na região sudeste, para tratar sobre plano estadual de pesca esportiva.

Em porto Alegre do Tocantins, os técnicos apresentaram as propostas do plano da pesca esportiva, e conheceram o lago Manuel Alves, onde se pretende desenvolver a atividade, aproveitando a potencialidade a fim de fomentar o turismo da região. O lago foi construído para ser utilizado no processo de irrigação da lavoura de árvores frutíferas da região, sendo que a ideia é utilizar também o local para atividade turística do segmento de pesca esportiva.

A superintende de Turismo, Maria Antônia Valadares, que representou o presidente da Adetuc, Tom Lyra, informou que a reunião foi bastante produtiva. “O município Porto Alegre faz divisa com o município de Dianópolis. A ideia é fazer um trabalho conjunto. Na ocasião, foi levanta a possibilidade da realização de um festival gastronômico com a utilização de frutas produzidas na região e elaboração de pratos à base de diversas espécies de pescado da região”, informou a superintende.

De acordo com Maria Antônia Valadares, o projeto está sendo acompanhado por uma consultoria especializada a fim elaborar o plano estadual operacional e estratégico do setor de pesca esportiva, a partir das demandas levantadas pelos municípios em todas as regiões do Tocantins. “ O presidente Tom Lyra está empenhado para organizar e profissionalizar toda a cadeia da pesca esportiva, a fim de fomentar a atividade turística, econômica e social de todas as regiões do Estado”, destacou.

Ainda de acordo com a superintendente, a consultoria especializada para o desenvolvimento do plano estadual da pesca esportiva, está sendo financiado pelo Banco Mundial, via programa Plano de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), e está previsto para ser concluído até final do deste ano.

Segundo o prefeito do município de Porto Alegre do Tocantins, Rennam Cerqueira, o apoio do governo do Estado para o melhor aproveitamento do potencial do lago com o desenvolvimento do turismo na região, por meio da pesca esportiva, trará grandes oportunidades na geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

De acordo com Adetuc, essas reuniões também, sobre pesca esportiva, estão previstas para ocorrer, até ao final do ano, nos municípios Palmas, Porto Nacional, Lajeado, Peixe e São Salvador, além dos municípios das regiões norte e Cantão.

O plano estratégico e operacional de desenvolvimento da pesca esportiva do Tocantins é um projeto do governo do Estado, por meio da Adetuc, e tem como propósito formatar e apoiar a comercialização de roteiros ecoturísticos, além de realizar capacitações e elaborar o guia prático de pesca esportiva, promovendo o fomento sustentável do segmento de turismo e o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, respeitando as tradições, culturas, legislação e opiniões da comunidade. (Da Adetuc)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário