Criada em 04/09/2019 às 16h29 | Meio Ambiente

Alunos de Buritirana aprendem sobre produção de biogás

Na Feira de Ciências da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, alunos conferiram de perto o protótipo do biodigestor para produção de biogás e biofertilizantes, alternativas para redução custos com gás de cozinha e adubação.

Imagem
O técnico Reginaldo Novais apresenta o biodigestor para os alunos. (Foto Seagro / Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) apresenta na Escola de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, nessa quarta-feira, 4, em Buritirana, distrito de Palmas, o protótipo de biodigestor para produção do biogás e biofertilizantes, alternativas para redução de custos com gás de cozinha e adubação. A apresentação faz parte da programação da Feira de Ciências que será realizada para alunos do 9° ano e comunidade local.

A tecnologia utilizada no projeto protótipo biodigestor da Seagro já é exemplo para apresentações em escolas agrícolas e incentivo para a implantação por agricultores rurais. O projeto que será apresentado pelo tecnólogo em Sistemas Elétricos da Gerência de Agroenergia e Florestas da Seagro, Reginaldo Novais, tem como objetivo  atender principalmente aos produtores da agricultura familiar, sendo de baixo custo e fácil manuseio na produção do biogás.

Reginaldo Novais ressalta que a energia gerada do biogás possui diversas finalidades. O biogás gerado a partir da decomposição no interior do biodigestor poderá ser utilizado na geração de energia elétrica e/ou para queima direta em fogões. “E ainda, a mistura, água e biomassa, resultante do processo de decomposição, se transforma em biofertilizante, que poderá ser utilizado para corrigir o solo, substituindo os agrotóxicos mais pesados, proporcionando uma lavoura orgânica”, ressaltou.

A escola Luiz Nunes de Oliveira pretende desenvolver esse protótipo de biodigestor caseiro em escala maior para tratamento de dejetos e também das sobras da merenda escolar. A intenção é produzir o biogás para abastecer a cozinha e o biofertilizante para cultivo de hortaliças.

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovinos, suínos e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem o esterco num ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário