Criada em 13/01/2023 às 08h30 | Exportações

Boi/Cepea: exportações somam quase 2 milhões de toneladas em 2022

Segundo pesquisadores do Cepea, além da aquecida demanda chinesa, os embarques nacionais foram favorecidos pelo câmbio em alto patamar – com média acima de R$ 5/dólar na maior parte do ano –, que manteve elevada a competitividade da proteína.

Imagem
Exportações de carne bovina somam quase 2 milhões de toneladas em 2022. (Foto: Divulgação)

O Brasil escoou ao mercado externo volume recorde de carne bovina in natura em 2022. Segundo pesquisadores do Cepea, além da aquecida demanda chinesa, os embarques nacionais foram favorecidos pelo câmbio em alto patamar – com média acima de R$ 5/dólar na maior parte do ano –, que manteve elevada a competitividade da proteína. De janeiro a dezembro de 2022, o Brasil exportou 1,996 milhão de toneladas de carne bovina in natura, 28% acima do volume de 2021 e 15,7% superior ao até então recorde, registrado em 2020 (quando 1,75 milhão de toneladas de carne foram embarcadas pelo País).

Pesquisadores do Cepea destacam que o bom desempenho das exportações ao longo do ano passado foi fundamental para a cadeia pecuária nacional, tendo em vista o fraco ritmo das vendas da proteína no mercado doméstico. Assim, as vendas externas auxiliaram no escoamento da produção, que, por sua vez, vem registrando recuperação. (Do Cepea)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário